Taberna Ó Balcão: A Boa Gastronomia Não Pára de Surpreender.  

TReportagem de Marta Plácido

[dropcap]A[/dropcap] descobrir em Santarém, o restaurante Taberna Ó Balcão, alia os sabores tradicionais ribatejanos a uma cozinha inovadora onde se consegue perceber toda a paixão e inspiração do Chefe Rodrigo Castelo.

Distinguido com o Prémio Revelação no Tejo Gourmet – 5º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, os petiscos e iguarias da Taberna Ó Balcão não desapontam e convidam a bons momentos de convívio e partilha num ambiente que transmite o aconchego e a informalidade do tradicional.

Os Croquetes de Rabo de Toiro, a Codorniz Ó Balcão e o Coelho de Escabeche são algumas das opções para iniciar uma viagem gastronómica pela carta da Taberna.

Nos peixes, em que se realça o conhecimento apurado do Chefe na confecção do peixe do rio enaltecendo os sabores e produtos da região, há Sopa de Peixe do Rio com Ovas, Lombos de Fataça com Arroz de Berbigão do Rio, e ainda lugar para um delicioso Torricado de Cachaço de Bacalhau.

Nas carnes, são muitos os sabores genuínos que constam da ementa, como a Sopa de Ossos, a Lombeta de Novilho com Redução dos seus Sucos em Mostarda Matizada e Batata Doce ou um belo Ensopado de Borrego à Ribatejana com Manjericão e Tomate Fresco.

[satellite auto=on thumbs=on]

 

Sempre importante é deixar um espaço para a sobremesa, que pode muito bem passar por um trio de sabores como os do Gelado Ó Balcão, Arrepiado de Almoster e Celeste. Para os mais gulosos, um Cheesecake de Nutella é também uma boa aposta.

Com boas opções de harmonização na carta de vinhos regionais, marcaram presença à mesa os Vinhos da Adega do Cartaxo, eleita Adega do Ano 2014 pela Revista de Vinhos, com os Bridão Clássico e de Reserva, dos brancos e rosés aos tintos e onde não faltou uma colheita tardia para acompanhar a sobremesa.

O Restaurante Taberna Ó Balcão fica na Rua Pedro de Santarém, n.º 73, em Santarém, e está aberto de segunda-feira a sábado, das 11h00 às 0h00.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.