Peças da autoria da artesã Susete Guimarães e antiguidades do século XX, do período compreendido entre os anos 30 – Art Déco e os anos 80, foram apresentadas
lado a lado, numa harmonia intemporal, no stand da Art Now, na última edição da Feira de Antiguidades e Colecção no Convento do Beato, que decorreu em Lisboa, a semana passada.

A artista apresentou neste certame, uma colecção de bijuterias que aliam a técnica da ourivesaria com a técnica do crochêt tradicional. Entre as suas obras podem ser apreciados adereços como pulseiras, fios, colares e gargantilhas inspiradas em peças egípcias, gregas ou incas ou mesmo em peças de ourives onhecidos.
Uma das peças que mais se destaca tem a particularidade de poder ser, em simultâneo, fio e brincos num só artigo. Elaboradas a partir de fio metálico (cobre revestido), algumas das peças são adornadas com pedras semi-preciosas, conchas e pérolas de cultura.
Segundo José Lajes, responsável pela Art Now, este tipo de parcerias entre a loja e artesãos (não só em termos de bijuterias mas futuramente a nível de artes como a pintura, escultura ou fotografia) “podem vir a abrir portas a outro tipo de público, sem no entanto nos fazer perder a nossa essência”, afirmou o responsável ao C&H.
A Art Now fica na Rua Nova de São Mamede, em Lisboa e é uma das várias lojas de antiguidades da zona lisboeta, conhecida pelos seus antiquários.
Reportagem Cristina Alves Fotos das peças gentilmente cedidas por Suzete Guimarães