Sugestões De Natal: Livros Para Praticar E Descobrir

Neste Natal porque não oferecer um livro diferente, um livro que convide à descoberta do Património, a aprender truques de magia, criar prendas divertidas ou receitas novas. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões:
azulejo-01
Da Zest Books um livro que realça a beleza dos Azulejos em Lisboa e convida a descobrir e redescobrir segredos da Capital.
Visitar Lisboa e admirar um dos grandes tesouros da cidade: a sua variada e rica coleção de azulejos, é uma das propostas do livro Azulejo em Lisboa. Esta edição da Zest Books conta com um álbum fotográfico dos mais belos azulejos de Lisboa e vem acompanhada de um livro de percursos pedestres.
A azulejo português é único, e Lisboa, com todos os exemplares que tem espalhados por diferentes edifícios, torna-se uma cidade importante para se observar esta arte tão contemporânea quanto centenária.
Através do livro, pode-se fazer uma viagem ao azulejo aplicado em palácios e igrejas dos séculos XVI a XVIII, aos mais importantes artistas da atualidade, e passando pelo azulejo de fachada e publicitário. As imagens de grande qualidade vão convidar a ver estes exemplares ao vivo, e para isso, contribui o livro de percursos, dividido em três zonas: Baixa Chiado, Bairro Alto e Parque das Nações. São três rotas com diferentes épocas e registos, todas elas acessíveis e passíveis de serem visitadas num passeio pela cidade.
Os livros resultam de uma parceria entre a Zest e a equipa de especialistas do PISAL (Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa), da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, tendo beneficiado do apoio de inúmeras pessoas e entidades como o Museu Nacional do Azulejo, o Patriarcado de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna ou os Transportes de Lisboa (Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa), entre vários outros.
O livro é publicado em três idiomas (português, inglês e francês) e tem design de Luis Levy Lima e fotografias de José Vicente.
Azulejo em Lisboa tem um preço de venda de 24 euros. O Livro de Percursos é oferta com a aquisição do livro, mas também pode ser vendido separadamente pelo valor de 5 euros.

Numa viagem mágica aos segredos mais bem guardados do prestigiado mágico português, temos o Livro dos Segredos, de Luís de Matos, editado pela Porto Editora. Para os admiradores de ilusionismo e magia, este é um livro obrigatório e constitui a porta secreta para o mundo de Luís de Matos.

luis-matosLuis de Matos ensina-lhe tudo o que precisa para se tornar um mestre da ilusão, desde números com cartas à magia improvisada, passando pelo mentalismo e a magia de salão. Descubra no interior das páginas seladas deste livro o segredo por trás de cada ilusão. Luis de Matos explica-lhe toda a técnica e psicologia necessárias e o DVD mostra-lhe o resultado final, numa apresentação em público, em condições reais.

Ao longo deste livro, Luis de Matos partilha também factos e curiosidades surpreendentes sobre o mundo da magia. Sabia, por exemplo, que o cinema foi inventado por um mágico? Ou que Churchill chegou tarde a uma reunião por causa de um truque de cartas? Ou, ainda, que uma ilusão esteve na base do primeiro computador?

O livro, com curiosidades mágicas e ilusões explicadas, tem um custo de 22 euros.

Mantendo um espírito criativo e potenciando os momentos em família, sugerimos O Mundo de Sofia, de Sofia Cotrim editado pela Casa das Letras.

mundo-de-sofiaDesde que me conheço como gente que adoro fazer trabalhos manuais. Gosto de trabalhar com materiais fora do comum, que aprendi a utilizar de forma muito autodidata. Não há nada como experimentar e arriscar, num processo de aprendizagem por tentativa e erro que nos permite inventar muito. Ao longo dos anos tenho testado muitas técnicas e já fiz muitas experiências. Não consigo escolher um material favorito nem achar uma técnica melhor do que outra. Do que gosto mesmo é de misturar tudo, criar e recriar peças, transformar o óbvio numa coisa nova. Aos meus trabalhos manuais chamo crafts, a palavra inglesa que traduz projetos artísticos caseiros feitos à mão, em pequena escala, cheios da personalidade de quem os executa e que podem utilizar técnicas e materiais muito variados. Escolhi, para este livro Mundo de Sofia, 24 projetos de crafts, em que utilizo técnicas muito diferentes umas das outras, mas que podem todas ser feitas em casa. Estes projetos não têm idades recomendadas e podem ser realizados por uma pessoa só ou estimular momentos criativos em família!

O livro, de 208 páginas, custa 19,90 euros.

Os livros de culinária são sempre uma boa aposta: juntam a família na cozinha e à mesa, permitem a confecção de novos pratos e possibilitam a descoberta de novas receitas!

Imbuído do espirito natalício começamos pelas As Receitas de Natal do Jamie Oliver, da Porto Editora.

as-receitas-de-natalAs Receitas de Natal do Jamie Oliver é uma obra que inclui todos os clássicos de que precisamos para o grande dia e para a época natalícia. Ali encontramos montes de sugestões deliciosas para criarmos presentes que os nossos amigos vão adorar degustar, receitas para o grande acontecimento, assim como ideias para aproveitar todas as sobras. Este livro é tudo o que precisa para ter o melhor Natal de sempre.

Um apetitoso presente de Natal, com 408 páginas à venda por 24,75 euros.

Numa viagem gastronómica por Africa, Ásia e América, Marisa Valdas apresenta À Descoberta de Novos Sabores, editado pela Vogais.

sabores-marisaAdoro passar horas à mesa, partilhar com os outros o que cozinho. Adoro temperos e especiarias, viagens e gatos. Acreditom que a comida é uma forma de demonstrar afeto. Acredito que alguém é especial quando cozinhamos para ele. Tenho muitas memórias vividas na cozinha, entre tachos e panelas, com os meus avós e a minha mãe. Lembro-me de que sempre me senti atraída por descobrir novos sabores. Ficava fascinada pela reação que provocavam em quem provava… um sorriso deliciado, uma expressão de surpresa e a curiosidade de descobrir qual era o ingrediente responsável por aquele toque especial. Na minha pequena cozinha, sonha-se e viaja-se pelo mundo. Marisa Valadas.

Este livro tem 176 páginas e um preço de 17,69 euros.

A seguir damos um pulo a Itália e através de receitas simples, práticas e requintadas, descobrimos os segredos das pastas. É o que nos propõe Chiarra Ferro no seu livro Al Dente, com a chancela Manuscrito.

al-denteTem uma lata de atum na despensa? Então porque não experimenta um saboroso Radiatori com pesto de curgetes e atum, ou Fusilli gratinados no forno com atum e tomate? Sobrou uma posta de salmão no congelador? Faça um Ravioli com salmão e cebolinho. E com uma embalagem de fiambre? Faz um delicioso Tortellini com nata fresca e fiambre.

Em Al Dente vai encontrar 61 receitas de massa, usando os ingredientes que tem em casa. Chiara Ferro, chef do restaurante Osteria, considerado o melhor restaurante italiano de Lisboa, apresenta receitas simples, práticas e ao mesmo tempo requintadas, utilizando um ingrediente tipicamente italiano que conquistou o coração e – o estômago – dos portugueses.

Um livro com receitas de pasta nas suas mais variadas formas, do penne ao macarrão, do esparguete ao tagliatelli, com 160 páginas e à venda por 15,90 euros.

E para terminar, um livro de sobremesas, não fossem as que nos aquecem a alma, nas mágicas noites de Natal e em todas as outras.

Da autoria de Victoria Glass Delícias de Chocolate, da Jacarandá Editora

chocolate3Os deliciosos bolos de chocolate nunca passam de moda; podem ser reconfortantes e aconchegantes, ou sofisticados e sensuais. Delícias de Chocolate apresenta ideias para todos os amantes de chocolate. Com 100 deliciosas receitas, Victoria Glass apresenta-nos uma miríade de clássicos preferidos, sempre com um toque achocolatado.

O livro, com 60 páginas, tem um preço de venda de 16,90 euros.

Boas Leituras e Boas Festas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.