Sugestões Dia dos Namorados: Escapadas e Refeições a Dois

O Dia dos Namorados está a chegar e com ele a questão crucial: “Onde é que vamos jantar?” ou “Onde é que vamos passar a data?”, para o ajudar a decidir ou fazer uma surpresa à sua metade o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

“Amor, chá e um palacete … na cidade de Lisboa” é a proposta da Casa da Comida para o fim de semana dos namorados, que inclui uma visita ao Palacete Virtvs na rua Júlio Andrade, nº 5 ( junto ao jardim do Torel), speed dating com conceituados Chefes de cozinha de Lisboa, conferência Admirável Amor Novo, workshop de entradas e sobremesas afrodisíacas,  chá palaciano, brunch com vista para a cidade e jantar romântico do dia de São Valentim.

jardim_botanico_ajuda (12) Flores da Paixão é o programa que o Jardim Botânico da Ajuda propõe para sábado dia 13, entre as 18h30 e as 24h00.

O programa começa pelas 18h30 com um workshop: Descubra as plantas afrodisíacas do jardim . (Veja orquídeas que entravam na colecção do Rei D. Luis I e outras 1000, na Estufa das Orquídeas. Veja bromélias e outras plantas fantásticas, na estufa D. Luís. Aprecie o ambiente noturno do Jardim). Pelas 19h30 é a vez de Flores com chocolate. (Saboreie amores-perfeitos em fonte de chocolate e uma deliciosa infusão preparada com ervas do Jardim).

Às 20h00 tem lugar uma aula de kizomba. (Com o seu par, aprenda este ritmo africano, sob a orientação de um profissional – Elsa Shams) e às 21h00 começa o jantar  (No Restaurante Estufa Real. A ementa inclui: Gambas à Apolo, Medalhões Amor Selvagem, Pecado de S. Valentim, com bebidas incluídas).

Às 22h30 começa a música ao vivo com Chalo Correia, para praticar com o seu par a sua aula e finalmente pelas 24h00 acontece o Brinde por S. Valentim.

O programa completo custa 45 euros, se optar pelo programa até às 21h00 custa 15 euros e o programa a partir das 21h00 custa 35 euros.

unnamed (83)Se gosta de dançar, e se se encontra por estes lados, então vá até ao Museu Nacional da História Natural e da Ciência (Antigo Picadeiro Real), na Rua da escola Politécnica, (na colina em frente à de Santa Ana), no sábado dia 13, pelas 22h00 e participe no Baile de São Valentim organizado pela Freguesia de Santo António, abrilhantado pelos “The Jukeboxer`s”, uma banda de covers dos anos 50, 60 e 70. O ambiente relembra os romances e bailes de outros tempos, inspirado nos namoros à janela, entre bilhetes e recados, e tem entrada gratuita.

Para quem quer começar a celebrar a data logo pela manhã, no dia 14, sugerimos o Brunch do restaurante do Museu do Oriente, em Lisboa, cujo pacote romântico inclui ainda um passeio de Tuk Tuk por Belém.

O brunch pensado para degustar a dois, inclui blinis, mini-hamburguers, ovos mexidos com espargos, guiozas, quiches e variados doces, fondue de chocolate, e muito mais, e ainda várias surpresas amorosas, como uma decoração especial e a oferta de uma flûte de espumante por pessoa.

As reservas devem ser feitas com antecedência e devem indicar o horário pretendido: entre as 12h00 e as 14h15 e as 14h30 e as 17h00. O brunch de São Valentim custa 40 euros por casal, com bebidas incluídas, que vão desde o chá fresco e sumos naturais, até às bebidas mais tradicionais. Se optar pelo Pacote Romântico com passeio de Tuk Tuk pela zona de Belém, o valor é de 80 euros por casal.

Para os casais que quiserem levar os filhos, crianças até aos 3 anos não pagam e até aos 12 anos, pagam 10 euros. E neste dia, para que os pais possam apreciar o seu brunch à vontade, vai estar presente a animadora Lúcia, com diversas atividades preparadas para entreter os mais pequenos.

Sea Life

A norte, o Sea Life Porto convida a um jantar no ambiente relaxante das profundezas do mar, com visita noturna pelos aquários e muitas mensagens de amor e sustentabilidade ambiental, e propõe aos casais que decidirem celebrar a data no SEA LIFE, que escrevam uma mensagem especial e a guardem numa garrafa de vidro reciclado, para mais tarde recordar.

A noite começa com um Porto d’Honra, depois, entre as entradas poderá optar por um Creme de Grão com Foie-gras e Vinho do Porto ou um Creme de Ervilhas Tortas com suspiros crocantes de Enchidos do Douro. Para o prato principal, poderá escolher entre Tornedó ibérico cintado com Bacon, Batata gratinada e bolsa tenra de Verduras da época ou um Confitado de Alhos Tenros em cama de Grão e Espinafres coberto com maceração de Broa, a finalizar com Batata ao sal. Para terminar, o menu inclui duas opções para a sobremesa: Naked cake de chocolate com recheio de lima ou fruta.

Há ainda a opção de escolher 5 mesas VIP, que receberão uma garrafa de espumante de oferta , e levarão vouchers turísticos para desfrutar em passeios apaixonados pela cidade do Porto e pelo rio Douro. O conjunto de ofertas contempla ainda massagens relaxantes para ambos. Antes ou após o jantar, é possível fazer uma visita noturna aos aquários.

hmusica03Ainda a norte, no Porto o Restaurante Bom Sucesso Gourmet, no Hotel da Música, preparou um jantar romântico, para os dias 13 e 14 de fevereiro, acompanhado do som da guitarra clássica de Vasco Campos. O menu inclui Almofada de Sapateira em Cama de Rúcula, Robalo Aconchegado com Gambas e Bisque do Mesmo prosseguido por um fabuloso Magrê de Pato com Arroz Selvagem, sempre acompanhado pela excelência de um Porto L.B.V. Ferreirinha 2009 e do Vinho Amo-te Colheita 2013. Para terminar a refeição um Crocante de Chocolate com Mousse de Frutos Vermelhos. O preço é de 55 euros por pessoa.

Na zona de Lisboa, começamos por uma sugestão gourmet, mas no cenário intimo da casa de cada um. O take-away JA em Casa do Chefe José Avillez, que oferece às 50 primeiras encomendas do Menu Especial para o Dia dos Namorados uma Rosa LEGO®.

O menu JA em casa Dia dos Namorados inclui: Guacamole com tostas caseiras, Creme de tomate e manjericão, Rosbife com molho de cogumelos Portobello, arroz escuro e esparregado, Mousse de chocolate com flor de sal e pimenta rosa, Biscoitos de chocolate, 1 Garrafa de vinho tinto JA e um presente exclusivo LEGO (oferta exclusiva e limitada às primeiras 50 encomendas), por 35 euros (para duas pessoas). A encomenda pode ser feita por telefone ou na loja até ao dia 10 de fevereiro.

zambeze_08 Em Lisboa, destacamos um jantar com vista sobre a cidade e com um toque de exotismo no restaurante Zambeze, onde as cozinhas moçambicana e portuguesa se cruzam. Para este noite o Chefe preparou um menu muito romântico, para acompanhar ao som de um saxofone.

Antes: Sangria de Frutos Vermelhos
O Olhar: Chamuça & Folhado de alheira
Amor à Primeira Vista: Aveludado de legumes com coração de nata Cogumelos envolvidos em queijo e presunto
Primeiro Encontro: Risotto entrelaçado em caranguejo e camarão com explosão de caril ou Robalinho apaixonado por migas de tomate
Determinação: Gelado de Laranja
A União: Medalhão de vitela regado com amor de chacuti, batata entrelaçada e legumes ou Coxa de pato enamorada de risotto de citrinos
Final Feliz: Coração de chocolate em cama de frutos vermelhos e bola de gelado
Bebidas Vinho branco e tinto Casa da ínsua | Água| refrigerantes| cerveja |Café|Chá

O menu custa 40 euros com 1 entrada, 1 prato (peixe ou carne) e sobremesa- 40 euros ou  46 euros com 1 prato de peixe, um prato de carne e uma sobremesa- 46 euros. Os pratos pretendidos devem ser indicados na altura da reserva prévia.

adlib_natal Ainda na Baixa de Lisboa, mais concretamente na Avenida da Liberdade, o restaurante AdLib do Sofitel Lisbon Liberdade apresenta um jantar de características afrodisíacas da responsabilidade do Chef Daniel Schlaipfer, durante o qual será feito um sorteio, que oferecerá a um dos casais presentes uma noite num dos luxuosos quartos do hotel: Bring your Bag é o nome do desafio lançado pelo Sofitel.

O menu inclui: Cocktail de boas-vindas “Amor à Primeira Vista”, o Amuse Bouche “Escaldante”, seguido de “Ternura” de Perdiz com vol au vent e cogumelos selvagens e o “Ardente” de Marisco com Gengibre anunciam momentos de amor e celebração da paixão. O “Entrelaçado” de Linguado e Salmão com ostras, a “Loucura” de manga e malagueta e a “atração” de Novilho e Foie Gras abrem caminho para a sobremesa que promete um final apoteótico: “50 Sombras” de chocolate. O preço é de 120 euros por casal (sem bebidas).

pateo_alfacinha-016 Na zona da Ajuda, a Mercearia do Páteo Alfacinha preparou um menu especial, disponível ao almoço ou ao jantar, à base de iguarias da gastronomia nacional com um toque de requinte e elegância, desfrutando de uma magnífica vista sobre o Rio Tejo.

O menu é composto por uma entrada – Ovos Rotos com Chouriço de Porco Preto e Cogumelos com Azeite Su’Alma, e dois pratos principais – Crepes de Bacalhau Asa Branca com Molho de Camarão e Costeletão de Novilho à Mercearia (assado a baixa temperatura com flor de sal). Para sobremesa um Fondant de Chocolate com Morangos. O preço é de 30 euros por pessoa.

vilagale_douro_14O Grupo Vila Galé, que tem hotéis de norte a sul do país e ilhas, preparou um programa especial para assinalar a data. O menu foi pensado especialmente para esta ocasião e é acompanhado pelos vinhos Santa Vitória, com um preço a partir de 50 euros por casal, e vai estar disponível nos hotéis de Cascais, Collection Palácio dos Arcos, Ericeira, Estoril, Ópera, Albacora, Ampalius, Atlântico, Cerro Alagoa, Lagos, Marina, Náutico, Praia, Tavira, Douro, Porto, Coimbra, Clube de Campo em Beja, Évora e Santa Cruz.

Para quem quiser ficar a dormir no hotel, pode ainda optar pelo programa com uma noite de alojamento e pequeno-almoço no dia seguinte, com uma cortesia no quarto e decoração apropriada, possibilidade de late check-out, até às 14h00. O preço só do alojamento e pequeno almoço é a partir de 115 euros por casal. Para quem gosta de massagens pode ainda escolher a massagem Romeu e Julieta a partir de 80 euros por casal.hotel minho

Se tem o fim de semana por sua conta e quer ir para fora porque não ir até ao verde Minho. Em Vila Nova de Cerveira o Hotel Minho propõe um jantar à luz de velas e acesso ao circuito de Águas do SPA, desde 80 euros por pessoa.

O programa inclui alojamento em quarto duplo standard, buffet de pequeno-almoço, jantar a dois à luz das velas com assinatura do Chefe Eduardo Vinagre no restaurante Braseirão do Minho, espumante e acesso ao Circuito de Águas SPA Hotel Minho (mediante disponibilidade), nas noites de 13 ou 14 fevereiro.

Em Amarante, a sugestão vai para a Casa da Calçada, que apresenta um programa de 267 euros por casal. O pacote inclui uma noite de estadia com pequeno-almoço incluído e tratamento Vip no quarto, um jantar requintado e intimista, com bebidas incluídas, no restaurante Largo do Paço.

O menu preparado pela equipa do Chefe André Silva inclui: Carabineiro e Salmão; Beterraba, caviar, lima, chili, cebola nova; Bacalhau meia cura e amêijoas; Couve-flor, ovas de truta e pack shoi; Vitela de leite e Percebes; Alcachofras, pasta fresca, alho, tomate cheri, molho de vinho tinto; Chocolate e Gengibre; Caramelo, café, nozes, amêndoa; Lichias e merengue; Morango, red velvet e violetas.

Para quem quiser só jantar, no sábado ou no domingo, pode fazê-lo por 75 euros por pessoa.

yeatman5-300x199Em Gaia, a sugestão recai sobre o The Yeatman, um dos mais bonitos e esplendorosos  hotéis da região, cuja decoração é inspirada no vinho do Porto. O hotel apresenta dois programas, um com alojamento e jantar e outro só de jantar, para as noites de 13 e 14.

O jantar de São Valentim pensado pelo Chefe Ricardo Costa “apresenta uma ementa requintada repleta de descobertas e partilhas de sabores e texturas”, que inclui: Vieira caramelizada com Couve-flor, molho de Champagne e Caviar de Imperial; Carpaccio de Lagostim, Lombo de Lagostim, Tomate confitado e caldo de Algas liofilizadas; Caldeirada de Cantaril, Crustáceos & Bivalves, são alguns dos pratos a degustar. Para sobremesa: Creme de Mirtilos com Lima Kaffir, Merengue de Mirtilo e Gelado de Queijo Mascarpone; Gaspacho de Cerejas com Chocolate, Sorvete de Kumquats e Wasabi.

Para acompanhar o jantar serão servidos vários vinhos cuidadosamente escolhidos por Beatriz Machado, diretora de vinhos do The Yeatman.

Já o Restaurante Orangerie apresenta: Saudação do Chefe, Vieira Caramelizada, couve-flor e molho de champanhe, Lagostim -Carpaccio de Lagostim, lombo de lagostim, tomate confitado e caldo de algas liofilizadas, Robalo de Mar, Sauté com Raviolis de polvo, percebes e salicórnia,  Cantaril & Crustáceos & Bivalves, Vitela de Leite, Lombinho assado com ervas, mikro cenouras e molho de trufa preta, Creme de mirtilos com lima kaffir, merengue de mirtilo e gelado de queijo mascarpone, Gaspacho de cerejas com chocolate e sorvete kumquats e wasabi, Infusão do Chefe ou Café e Mignardises por 110 euros.

O programa completo inclui alojamento num dos quartos superiores ou suites do hotel decoradas a rigor, com pequeno-almoço incluído e late check-out.

vista_alegre_hotel_canela-002Na zona Centro do país, a nossa escolha recai sobre o novíssimo e requintado 5 estrelas Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, junto ao rio Boco, e que apresenta um programa de S. Valentim desde 224 euros por casal – uma noite, ou 330 euros, duas noites, em quarto standard.

O pacote inclui acolhimento com tratamento VIP e decoração romântica no quarto, jantar romântico no restaurante do hotel, acompanhado de música ao vivo e pequeno-almoço buffet. Condições especiais de tratamentos no spa, entre os quais se destacam os tratamentos de rosto e de corpo, massagens e terapias orientais, e ainda desfrutar da piscina interior aquecida, do jacuzzi, sauna, banho turco e ginásio. O programa inclui ainda a possibilidade de late check out.

Durante o dia os visitantes podem passear pelos jardins e complexo da Vista Alegre, visitar as lojas da marca, outlet e Bordallo Pinheiro, ou ainda ir até Ílhavo, dar um passeio pela Ria, ou pelas praias da Costa Nova e da Barra, e provar os famosos ovos moles da região.

Se tem tempo e quer escapar da confusão das cidades, porque não ir até Ferreira do Zêzere e ficar no solar de 1776, agora transformado em boutique hotel – a Casa do Adro Hotel, que preparou um programa especial: “Namore no Sossego da Vila”. O pacote inclui uma noite em quarto duplo com almoço buffet Incluído, e com um welcome kit S. Valentim composto por morangos com chocolate, espumante, pétalas e claro, velas aromáticas.

Ao jantar são várias as opções disponíveis: Risotto de camarão, champagne e coentros; raia com legumes salteados, ou tornedó de novilho, foie gras, batata salteada e grelos. Para sobremesa pode optar entre o bolo húmido de chocolate e morangos. As bebidas estão incluídas- vinho branco e tinto selecionados- Solar dos Loendros e Quinta do Côro.

O preço do pacote “Namore no Sossego da Vila” custa, para as noites de 12 e 13 de fevereiro, por casal 160 euros. Se optar só pela refeição, o preço é de 80 euros por casal.

Durante o dia, os casais podem realizar  passeios pedestres, a cavalo e de barco, praticar wakeboard e atividades de canoagem, é só solicitar na recepção do hotel.

Mais perto de Lisboa, mas também acolhedora, a Quinta dos Machados, Country House, Spa e Eventos, localizada perto de Torres Vedras, que preparou para assinalar a data o pacote “Amor Infinito na Quinta”, que inclui uma noite de alojamento em quarto Relax Deluxe e welcome drink à chegada.

O jantar “Sabores da Quinta a dois” inclui uma prova de azeites, pão regional de mafra e azeitonas e um mimo do chefe. O prato principal, “Boca que apetece, coração que padece”, será um costeletão de novilho na tábua para degustar a dois, e por fim, a sobremesa “Creamy&Crunchy” de alfazema é composta por gelado de baunilha com crocante de biscoitos de alfazema. O pack inclui ainda uma garrafa de vinho tinto ou vinho branco ou sangria tinta ou branca. Na manhã seguinte os hóspedes serão brindados com um pequeno-almoço buffet com produtos regionais e caseiros.

Os hóspedes podem ainda desfrutar do circuito SPA, que conta com jacuzzi, sauna, banho turco, ginásio, solário e zona de relaxamento. A Quinta convida ainda os casais a deixar a marca do seu amor numa das árvores, disponibilizando para isso tintas e pincéis para eternizar o amor de quem a visitar.

O preço é de 120 euros, se optar por ficar duas noites são mais 59 euros e o upgrade para quarto premium 15 euros por noite.

Por Elsa Furtado
Fotos Arquivo C&H

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.