Sugestões de Natal: Prendas para Quem Gosta de Livros

mafalda_50anos

Há coisas que a tecnologia não pode substituir…Como o folhear de um bom livro. Este natal, pode optar por ir contra a corrente e oferecer aos amantes de literatura as últimas obras desta arte que suscita pela imaginação e intelecto.

Livro incontornável este ano é sem dúvida alguma o álbum dos 50 Anos da Mafalda de Quino, Esta nova edição de Toda a Mafalda é cartonada, traz uma capa inédita, artigos de opinião e informação variada que guiarão o leitor, ajudando a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos que marcaram a Argentina e o resto do mundo entre 1964 e 1973.

Portugal rendeu-se aos encantos desta miúda reguila em maio de 1970 e atualmente, Mafalda é editada em meia centena de países, num total de 20 línguas. Esta edição de aniversário sai com o selo da Verbo.

image001 (14)Para os amantes de livros sugerimos o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos, A Chave de Salomão, editado pela Gradiva. Neste romance, o autor “aborda o maior mistério científico de todos os tempos, uma espantosa descoberta feita pelos físicos e que indicia que é a consciência que cria a realidade.”

Através da imaginação e da ficção, JRS “apresenta as respostas que a ciência encontrou para algumas das mais importantes perguntas da humanidade:

Este é o 13º romance do autor, jornalista e professor universitário, tem 624 páginas e um preço de venda ao público de 22 euros. 

image004 (6)Outro “A Vingança é uma Obra de Arte” é o subtítulo do novo livro de Daniel Silva – O Assalto, mais um empolgante thriller que se inicia em Veneza, e quedepois se estende a Paris, Londres Marselha, Córsega e Áustria.

Nesta nova aventura o restaurador de arte e espião ocasional Gabriel Allon está em Veneza a restaurar um altar de Veronese quando recebe uma chamada urgente da polícia italiana. Julian Isherwood, o excêntrico negociante de arte londrino, deparou com o cenário de um homicídio brutal e agora é suspeito do crime. Para salvar o amigo, Gabriel tem não só de descobrir os verdadeiros assassinos, como também de encontrar a mais famosa das obras de arte desaparecidas: a Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio.

Nesta nova missão Allon viaja pela europa à procura da verdade dos acontecimentos, acompanhado por uma jovem que sobreviveu a um dos piores massacres do século XX e que tem agora a possibilidade de se vingar da dinastia que lhe destruiu a família.

Este livro, da Bertrand Editora, tem 456 paginas e está à venda por 17,70 euros.

PrintFoi com um brilhozinho nos olhos, que recebemos a notícia da estreia de Sérgio Godinho na ficção, com o lançamento do livroVidadupla, com a chancela da Quetzal.

Várias questões se vão colocar num livro onde as figuras se desdobram de pessoas comuns em fantasiosas personagens (e vice-versa), que cumprem um singular destino através do papel que lhes coube no circo da vida.

O que esconde e o que revela um velho lençol puído sobre a intimidade de uma mulher? Como se prova a inocência quando um álibi incrimina? O que significa a morte na vida de um carrasco, e o que significa a vida no dia da sua morte? Para onde rolam as bicicletas e caminha a história das duas operárias? O que leva um homem a deixar a sua casa, noite após noite, para dormir na rua?

Desengane-se quem só conhece o Sérgio Godinho das cantigas, voz polifónica, Sérgio Godinho levou frequentemente a sua escrita a outras paragens. Guiões de cinema (Kilas, o Mau da Fita), peças de teatro (Eu Tu Ele Nós Vós Eles), séries de televisão, histórias infanto-juvenis (O Pequeno Livro dos Medos), poesia (O Sangue por um Fio), crónicas (Caríssimas Quarenta Canções), entre vários outros exemplos.

Vidadupla vai estar há venda nas livrarias no próximo dia 10 de outubro por 14,40 euros.

serpentina_mzambujalDe Mário Zambujal sugerimos o seu mais recente romance, Serpentina, com edição do Clube do Autor.

Neste livro podemos acompanhar as reviravoltas da vida de Bruno Bracelim. A poucos dias de soprar as sete velas, o seu destino sofreu um entorse. A família partiu para o Canadá e ele, criança enfermiça, ficou a cargo dos desvelos da madrinha Henriqueta. Chegado à idade adulta, solteiro e bom rapaz, passa as noites no terraço da sua casa, saudando a lua e adivinhando ao longe, noutro terraço, os contornos de uma esguia figura de mulher, enquanto persegue durante anos a fio uma obsessão: a demanda do rosto feminino insuperável. Mas não há bela sem senão. E o destino prega-lhe outra partida. O que parecia ser um mero encontro profissional acaba por se transformar num estranho caso. Uma avaria no seu mini e uma pancada de um jipe com uma mulher enigmática é o princípio de uma trama que o levará a situações nunca imaginadas. E tudo o que parecia previsível, exato, perfeito, como um relógio suíço, acaba por se transformar num enredo de acasos em que a realidade ultrapassa a ficção a provar que nada é mais imprevisível do que o passado.

bibliotecarioO Bibliotecário, escrito por A.M.Dean é um romance histórico que apresenta por detrás de uma história de ficção, os verdadeiros factos que envolvem em mistério a Antiga Biblioteca Real de Alexandria.

É como se neste livro existissem dois níveis: o primeiro, mais superficial, onde uma professora universitária especialista em história das religiões, EmilyWess, é envolvida num trama que a leva do Campus Carleton College no Minnesota até Londres, Oxford e depois Alexandria no Egipto e Istambul. Sempre em busca da verdade por detrás da morte de Amo Holmstrand, um reputado académico que lhe deixa um conjunto de pistas antes de ser assassinado, Amy inicia uma busca perigosa, a localização da biblioteca perdida de Alexandria, tentando impedir que a mesma possa cair nas mãos erradas.

Num nível mais profundo escreve-se sobre o grande mistério do desaparecimento da Real Biblioteca de Alexandria. Instituída por ordem de Ptolomeu II Filadelfo, no início do séc. III a.c

A.M.Dean, professor de Teologia, apresenta-nos esta sua primeira obra, já publicada em 15 países. O autor trabalhou ao longo da sua carreira em algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, sendo uma referência em culturas antigas e em história das crenças religiosas.

O Bibliotecário, é editado em Portugal pela Clube do Autor e tem um preço de 17,90 euros.

inferno_ilustradoSe gosta de um bom livro com pitadas de mistério que explora a luta entre o bem e o mal , opte por Dan Brown. O autor de best-sellers lançou em 2013 o thriller Inferno que vendeu mais de 15 milhões de exemplares. Nesta quadra natalícia, a Bertrand tem disponível uma edição especial e exclusiva desta obra. A edição é ilustrada pelas imagens dos locais e cidades que compõem todo o enredo da história. O livro explora, muito ao estilo de Dan Brown, a decifração de códigos através de versos do “Inferno”, uma das obras mais marcantes de Dante. À venda por 33 euros.

rainha_neveSe gosta de ler livros em que o autor é reconhecido pela sua qualidade, aposte no romance A Rainha da Neve publicado pela editora Gradiva. O autor Michael Cunningham já foi galardoado com um Pulitzer e o prémio Pen Faulkner devido à obra As Horas. O romance A Rainha da Neve começa a acção com uma visão do protagonista. As críticas ao livro até agora têm sido positivas, o Washington Post e o New York Times descreveram-no como muito original e “penetrante”. O livro está à venda por 14 euros.

zafronDe vez em quando na literatura sabe bem perdermo-nos num mundo bizarro e misterioso. Para quem devorou a obra A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón, chega o segundo livro da série, O Cemitério dos Livros Esquecidos. O livro O Jogo do Anjo relata uma aventura de intriga, romance e tragédia nas ruas de Barcelona. O autor continua com as mesmas personagens e linha de acção do primeiro livro da trilogia. Com já mais de 25 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo, as criticas têm sido bastante positivas. Até ao aclamado Stephen King esta obra não passou indiferente, o escritor de obras de terror não poupa elogios às obras de Záfon e compara as com os primeiros filmes de Orson Welles. O livro tem um preço de venda recomendado de 17,76 euros.

xutosFoi lançado recentemente pela Oficina do Livro Aqui, Xutos & Pontapés! que passa em revista os 35 anos de vida da maior banda de rock de Portugal sendo em simultâneo o livro mais completo de rock’n’roll alguma vez feito em Portugal e uma merecida homenagem ao fenómeno mais consensual e amado da música portuguesa.

Contando muitas histórias dos bastidores destes 35 anos, tem autoria de Rolando Rebelo, prefácio de Jorge Sampaio e um grafismo de Rui Garrido que presta homenagem às origens punk da banda. Inclui ainda centenas de fotografias do grupo, tanto no palco como fora dele, desde as suas origens, no final dos anos 70, até à actualidade, que foram retiradas do arquivo oficial da banda e dos álbuns pessoais dos seus músicos.

O livro tem 240 paginas e está à venda por 24,90 euros. A edição é da Oficina do Livro.

Por C&H

 

Artigo anteriorSBSR assinala 20 anos de existência com regresso a Lisboa em 2015
Próximo artigoSintra assinala 19 anos da Elevação a Património Mundial

Leave a Reply