Sugestões de Natal: Livros Para Quem Gosta Ler

Tem prendas para oferecer? Porque não um livro e mesmo para si, porque não se oferecer um dos últimos lançamentos de que tanto tem ouvido falar e tem curiosidade em ler? O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões:

Começamos com um autor nacional e lançamento recente: As Flores de Lótus, de José Rodrigues dos Santos, com chancela da Gradiva.
Romance histórico, que mistura política, intriga, e crise económica e financeira, cuja acção se passa na passa na primeira metade do século XX e tem em Oliveira Salazar uma das personagens principais. A acção decorre em Portugal, China, Japão, URSS, e visita vários dos regimes totalitários que governaram a Europa no século passado. À venda por 22 euros.

Da Planeta, chega-nos de Espanha, O Misterioso Senhor G, da autoria de Daniel Sanchez Pardos, cuja acção tem lugar na Barcelona do século XIX e o protagonista é aspirante a artista Gaudí.

senhorgNo romance, Gaudí é ainda um desconhecido, tem 21 anos, é bonito e dotado de uma inteligência única e um raro poder de observação e irá viver uma série de acontecimentos que marcarão a sua vida para sempre. O livro é também um thriller, que culmina uma poderosa conspiração que tem o seu clímax na catedral de Santa Maria Del Mar.

Com 488 páginas e à venda por 21,95 euros.

Para fãs de espionagem e de 007, A Solo de William Boyd, uma edição das Publicações Dom Quixote.

soloDecorre o ano de 1969 e James Bond está prestes a agir a solo, tendo uma imprudente vingança como objetivo.
Veterano de longa data dos serviços secretos, 007 é encarregue de pôr fim sozinho a uma guerra civil, numa pequena nação da África Ocidental, Zanzarim. Ajudado por uma bela cúmplice e boicotado pela milícia local, Bond passa por uma experiência marcante que o leva a ignorar as ordens de M. enquanto tenta levar a cabo a sua missão pessoal de justiça. As ações impetuosas de James Bond levam-no a Washington D.C., onde descobre uma rede de intrigas geopolíticas e assiste a novos horrores.
Todavia, mesmo que Bond consiga a sua vingança, será perseguido a cada momento por um homem de duas faces.

Com 332 páginas e à venda por 18,90 euros.

Da Quetzal Editores, Talvez Esther, de Katja Petrowskaja.

estherUma história dos anos mais negros do século XX através do destino de cada um dos membros de uma família estilhaçada. Katja Petrowskaja cresceu no seio de uma família judia de Kiev, na Ucrânia, nos anos 1970. Da sua infância ficou-lhe um estranho sentimento de falta. O que é que não terá sido dito à mesa das refeições em família? Em que reentrâncias da História terão ficado retidos os seus antepassados, cujos nomes não se pronunciavam? Talvez Esther é o resultado dessa procura das origens. Ficaremos a saber que um tio-bisavô – autor de um atentado contra um embaixador alemão – poderá ter desencadeado a Segunda Guerra Mundial; que um avô prisioneiro de guerra reapareceu 40 anos mais tarde; ou que uma bisavó, que talvez se chamasse Esther, em Kiev, em 1941, se dirigiu sozinha à ravina de Babi Yar, onde os ocupantes nazis eliminaram em massa todos os habitantes judeus da cidade, atirando-os das alturas, para não gastarem munições. Através do destino estilhaçado de cada uma das suas personagens – que se desenrola entre Kiev, Mauthausen, Varsóvia e Auschwitz -, Petrowskaja traça os contornos de uma Mitteleuropa desaparecida e faz uma história do século XX, em que se alternam o claro e o obscuro, a força e a fragilidade, a glória e a derrota.

Com 256 páginas e à venda por 16,60 euros.

Criaturas de Um Dia – E Outras Histórias da Psicoterapia da autoria de Irvin D. Yalom, é uma edição da Saída de Emergência.

criaturasHá muito que aguardávamos por uma nova recolha de histórias do reconhecido psiquiatra Irvin Yalom com as descrições das duras batalhas dos seus pacientes quando finalmente se deparam com os dois grandes dilemas existenciais: como ser detentor de uma vida com sentido, e como lidar com o fim inevitável. Nestas páginas conhecemos uma enfermeira, à deriva numa vida miserável, que perdeu o filho, e que, como profissão, tem de consolar os outros das suas desgraças, que nunca parecem tão imensas como a sua. Conhecemos o homem de negócios de sucesso que, à beira do suicídio, desespera sobre os segredos que apodrecem qualquer relação que tenha. Conhecemos também uma psicóloga cujo estudo sobre a condição humana fragmenta e danifica as memórias preciosas que tem de uma amiga há muito perdida.
Conhecemos ainda um homem cuja rejeição da filosofia força inclusivamente Yalom a lutar com uma crise de confiança. Os seus nomes e histórias permanecerão na nossa memória muito depois de termos virado a última página. Divertido, chocante e real, Criaturas de Um Dia é uma declaração honesta sobre os obstáculos da vida humana. Mas também uma celebração de alguns dos seus bens mais valiosos – amor, família, amizade.

Com 240 páginas à venda por 17,76 euros.

Se prefere histórias reais, então sugerimos da Planeta, Eu Fui a Espia que Amou o Comandante, de Marita Lorenz.

espiaSão poucas as pessoas que podem dizer que viram passar uma parte importante da história do século xx ante os seus próprios olhos. Não como meros espectadores, mas quase que a devorando. Marita Lorenz é uma delas… um grupo de barbudos, encabeçado por Fidel Castro, subiu a bordo. Foi amor à primeira vista. Uma semana depois, el Comandante mandava buscá-la a Nova Iorque e fazia dela sua amante.

Com 248 páginas e à venda por 17,95 euros.

Outra biografia, A Transformação de Steve Jobs – De jovem rebelde a líder visionário, da autoria de Rick Tetzeli , Brent Schlender, é uma edição da Saída de Emergência.

steve_jobsA biografia que conquistou a Apple. E todos aqueles que realmente conheceram Steve Jobs. Steve Jobs é um nome global – publicaram-se centenas de livros sobre ele mas poucos penetraram no âmago da verdadeira questão: como é que um jovem tão arrogante, a ponto de ter sido exilado da própria empresa que fundou, se tornou no visionário mais bem-sucedido do mundo dos negócios? Como foi Steve? Era o génio em carne e osso ou um pragmático criador de tendências? Exigente e tirano com os funcionários, ou perfeccionista e amável com quem trabalhava? Uma névoa de mitos urbanos gira em torno de Steve Jobs, mas este livro fugiu da versão convencional da sua história – aquela que o lembra como meio genial, meio cretino – e oferece um relato brilhante, empolgante e exaustivo da vida, carreira e caráter do diretor-geral e cofundador da Apple. A partir de entrevistas ao círculo privado de Steve Jobs – familiares, amigos e rivais – os jornalistas Brent Schlender e Rick Tetzeli desenham um retrato verdadeiro e íntimo de uma das personagens mais carismáticas de sempre. Este é o livro que os funcionários da Apple escolheram para lembrar Steve Jobs e que a Apple desejaria ter oficializado.

Com 464 páginas à venda por 21,94 euros.

E para terminar, outro autor português, José Magalhães, e o seu livro Submarinos.Pt, que aborda sem dor nem piedade, e de forma minuciosa o caso dos submarinos comprados à Alemanha e que envolveu Paulo Portas.

submarinosO chamado «caso dos submarinos» continua a suscitar dúvidas. Este livro ajuda a desfazê-las, revelando em primeira mão factos e textos que os cidadãos foram impedidos de conhecer, fosse pelo sistemático uso do segredo, fosse pela eliminação cirúrgica de documentos comprometedores.
Em 2014, o caso emergiu em força, com a abertura de um inquérito parlamentar, mas no final desse mesmo ano, a poucos dias do Natal, o Ministério Público arquivou o processo. Nos tribunais alemães, os que corromperam confessaram quanto pagaram, mas não revelaram a lista dos VIP portugueses que receberam subornos.
Como foi possível a violação impune das regras aplicáveis à contratação pública? Como se deixaram enganar tantas entidades a quem coube fiscalizar a compra? Quem beneficiou?
Este livro é um guia com as perguntas e as respostas que ajuda a perceber o que durante muito tempo esteve submerso.

Uma edição Gradiva, com 280 páginas à venda por 14 euros.

Boas Leituras!.

Por Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.