Sugestões de Natal C&H: Música para todos os ouvidos

carlosdocarmo_fadoeamor_albumAs campainhas de “Jingle Bells” podem até ser o que mais se ouve nesta quadra natalícia, mas se é para oferecer àqueles de quem mais se gosta, vale a pena estar a par das novidades em matéria musical, para colocar o presente certo em cada sapatinho.

Comecemos pela música portuguesa. Fado é Amor é o mais recente disco de Carlos do Carmo. Nesta edição da Universal, o fadista convidou alguns dos melhores intérpretes de fado para com ele reinventar temas seus. ‘Por Morrer Uma Andorinha’, cantado por Carlos do Carmo e Camané é o primeiro single do álbum. Por descobrir, ficam os duetos com Aldina Duarte, Ana Moura, Camané, Carminho, Cristina Branco, Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues, Mariza, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro.

Acompanham-no os músicos José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e José Marino Freitas (baixo acústico). A encerrar o disco, Carlos do Carmo junta-se à sua mãe, Lucília do Carmo, para um dueto póstumo no tema ‘Loucura’, cuja gravação original da sua voz data de 1960.

CapaPedro Abrunhosa acaba de lançar Contramão, o seu sétimo trabalho. São onze temas, que incluem “Toma Conta de Mim” e “Voámos em Contramão” que já se ouvem na rádio. O disco conta com as participações especiais de Duquende em ‘Saudade É/Saudade És’ e de Camané em ‘Para os Braços da Minha Mãe’.

antoniozambujo_aovivo_album

O novo álbum de António ZambujoLisboa 22:38, gravado ao vivo no Coliseu de Lisboa, em dezembro de 2012 é outra das sugestões para este natal. Nele é possível ouvir as duas dezenas de temas que encantaram o público português. Inclui os grandes êxitos do cantor bejense, como “Lambreta” e “Zorro”.

 

revolucao_amor_electro(R)Evolução, o mais recente trabalho dos Amor Electro, também merece ir parar ao sapatinho de alguém querido. A edição é da Valentim de Carvalho e são dez temas, na sua maioria originais. Há apenas duas versões: “No teu Poema” de José Luiz Tinoco e “Adeus Tristeza de Fernando Tordo”. “A Nossa Casa” é o primeiro êxito deste disco.

 

carissimas_cancoesSérgio Godinho editou neste final de ano Caríssimas Canções, um disco baseado no seu livro de crónicas com o mesmo nome. Neste registo, Sérgio Godinho recriou temas de grandes nomes da música, como Bob Dylan, Jim Morrison e Caetano Veloso, entre outros. Caríssimas Canções está disponível em formato standard e deluxe. Neste último, em adição ao CD com 14 faixas, os fãs têm direito a um DVD com conteúdo exclusivo do making of do álbum.

 

Ana Moura

O jornal britânico The Sunday Times considerou recentemente Desfado, o mais recente disco de Ana Moura o melhor álbum de World Music de 2013. O facto não nos surpreende, mas deixa-nos orgulhosos. O álbum foi recentemente reeditado e inclui os temas: “Desfado”, “Amor Afoito”, “Até ao Verão”, “Despiu a Saudade”, “A Case of You”, “Tu Gostavas de Mim”, “Havemos de Acordar”, “A Fadista”, “Se Caso um Anjo Viesse”, “Fado Alado”, “A Minha Estrela”, “Thank You”, “Como Nunca Mais”, “Com a Cabeça nas Nuvens”, “O Espelho de Alice”, “Dream of Fire” e “Quando o Sol Espreitar de Novo”.

 

ladygaga_artpop_albumEntre as últimas novidades musicais editadas entre nós, o C&H destaca: Artpop é o terceiro álbum de estúdio de Lady Gaga, a irreverente estrela pop. O primeiro single a ser lançado nos rádios foi “Applause”, tendo sido entretanto revelados os temas “Do What U Want”, com R. Kelly, “Venus” e “Dope”.

 

reflektor_arcade_fireReflektor, o novo trabalho dos Arcade Fire, acaba de chegar às lojas. O duplo CD é o quarto álbum da banda canadiana, que se tornou numa referência incontornável do indie rock durante os últimos anos. A banda atua a 31 maio no Rock in Rio, por isso está na hora de começar a ouvir os novos temas.

 

museOs Muse, que tocaram este ano no Estádio do Dragão, acabam de lançar Muse – Live at Rome Olympic Stadium. Trata-se do filme da digressão que passou por Portugal em junho. Filmado em Roma, para uma assistência de cerca de 60 mil pessoas, lançado em CD+DVD e CD+Blu-Ray. Qualidade é uma garantia das imagens, pois as filmagens realizaram-se, pela primeira vez, em 4K (ultra HD), um formato que brevemente será adotado pelos estúdios em Hollywood.

 

robbie_williamsRobbie Williams, outro dos nomes muito aguardados no próximo ano em Portugal, acaba também de editar novo álbum. Swings Both Ways é o décimo trabalho de estúdio do cantor, que conta com a participação de convidados especiais como Lily Allen, Michael Buble, Kelly Clarkson, Olly Murs e Rufus Wainwright.

Ainda dentro das edições de álbuns internacionais, mas para os mais jovens, a Universal acaba de lançar Violetta, a banda sonora da série com o carimbo da Disney, que está a prender a atenção dos pre-teens.

O disco conta com 14 temas e 5 vídeos inéditos das músicas “En mi mundo”, “Te creo”, “Voy por ti”, “Juntos somos más” e “Entre tú y yo”. A série conta a história de uma rapariga que regressa à sua cidade natal, Buenos Aires, após alguns anos a viver na Europa. Aí encontra amigos leais, descobre o verdadeiro amor e uma paixão pela música.

teen beach movie Violetta

 

Teen Beach Movie também vem da casa Disney e faz sucesso entre os mais novos. É uma história que cheira a maresia e gira em torno de um casal adolescente que está prestes a seguir caminhos separados, mas ao surfar uma última onda juntos, são como que por magia transportados no tempo e espaço para os anos 60, para a praia de eleição da falecida mãe de um deles. Baladas, rock’n’roll e música de praia compõem a pop deste cd.

Terminamos com a nossa já habitual sugestão de Fás Packs para os Festivais de Verão e Sugestões e que saem sempre por esta altura.

O corrupio dos Festivais arranca já em maio, com o Rock in Rio. Confirmados estão já nomes como Robbie Williams, Justin Timberlake e Arcade Fire. À venda, em exclusivo na Fnac, está o Kit de Natal Rock in Rio-Lisboa, que inclui uma guitarra em miniatura, uma peça de coleção para os verdadeiros fãs do Rock in Rio-Lisboa, além do voucher que pode ser trocado por um bilhete para um dos dias do evento.

O festival Optimus Alive, que vai ter lugar entre 10 e 12 de julho de 2014, no Passeio Marítimo de Algés, já avançou nomes para o cartaz, tendo confirmado, até agora, Arctic Monkeys, Caribou, Chet Faker, Imagine Dragons, The Black Keys e The Lumineers. O Fã Pack Fnac Optimus Alive está disponível em versão de voucher de 1 dia ou passe de 3 dias com oferta de t-shirt oficial e garantia de entrada no recinto pela Porta Fnac.

Se o destino entre 17 e 19 de julho é a Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco, em Sesimbra, vale a pena adquirir o Fã Pack Fnac de Natal Super Bock Super Rock. Com desconto de 20 euros no passe de três dias, esta campanha inclui não só o passe com campismo gratuito desde o dia anterior até ao dia seguinte ao festival, um voucher 5 euros de desconto na compra de bilhete para o concerto de 35 anos dos Xutos & Pontapés de dia 7 de março e Earphones Super Bock Super Rock.

A concorrida semana na Costa Alentejana ao som de boa música pode também ficar já reservada com o Fã Pack de Natal MEO Sudoeste. Não se sabe ainda quem vão ser os artistas a atuar, mas isso é o que menos interessa neste Festival à beira mar plantado. Este kit é de edição limitada, pode ser adquirido até ao dia 31 de dezembro e faz um desconto de 15 euros no passe de 5 dias, com direito a 10 dias de campismo (de 1 a 11 de agosto). Pack traz ainda, de oferta, colunas de som MEO.

O Festival Paredes de Coura já tem datas para 2014, e decorre entre 20 e 23 agosto. Com edição limitada a 100 unidades, o Fã Pack Fnac Paredes de Coura inclui passe de 4 dias e uma t-shirt exclusiva. Franz Ferdinand são os primeiros artistas confirmados.

A terminar, o MUSICard CP. Trata-se de um cartão especial garante acesso à EDP Beach Party by Nova Era, ao Super Bock Super Rock e ao MEO Sudoeste. Combina a entrada nestes três festivais de música e ainda as viagens de ida e volta de comboio, transfer rodoviário e acesso às zonas do campismo do Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste.

Por Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.