Sugestões de Natal C&H: Livros para os mais Pequenos

abelahistoriadoprincepezinhoA pensar no Natal, o C&H deixa-lhe algumas sugestões de livros para os mais novos, presentes especiais para esta quadra para ler e fazer em família.

A Bela História de O Principezinho – Edição comemorativa, é a nossa primeira sugestão. Uma magnífica edição especial para celebrar os 70 anos da publicação de “O Principezinho”, com ilustrações únicas, esboços, desenhos e aguarelas, fotografias de época e um capítulo inédito, lançada este ano pela Editorial Presença.

Este volume, que inclui o texto integral da obra publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos. inclui um dossiê ilustrado com diversos documentos inéditos do próprio Antoine de Saint-Exupéry, de amigos seus que acompanharam o nascimento deste pequeno Príncipe do deserto e de outros nomes conhecidos do mundo das letras e das artes, que encontraram nesta fábula inspiração para as suas próprias recriações de O Principezinho.

pequenomanualdasraparigascuriosas

Para as meninas mais crescidas, um livro que ajuda a passar o tempo de forma construtiva, O Círculo de Leitores traz Pequeno Manual das Raparigas Curiosas e Despachadas, da autoria de Jocelyn Millet, um divertido manual ilustrado a pensar nas raparigas expeditas e ativas, que gostam de fazer e descobrir, e nunca estão paradas. Este livro traz um mundo de ideias e atividades fáceis de executar, da bijutaria aos nós de marinheiro, dos chás a receitas com mel, tudo para aprender sobre as flores e o calendário biológico, ou fotografar e experimentar os primeiros conselhos de beleza! Com este manual, podem aprender a escrever com tinta invisível, a a fotografar como uma profissional, a fazer joias de papel, a fazer o calendário biológico, a reconhecer as flores do campo, a fazer receitas deliciosas e vários jogos divertidos, e traz ainda 59 autocolantes!

oquevamosfazerhojeA época natalícia e as férias escolares de Natal são propícias a atividades criativas para fazer com os mais pequenos em família. A pensar nesta quadra e não só, o Círculo de Leitores lançou O Que Vamos Fazer Hoje, com 60 projetos fáceis para pais e filhos da autoria de Catherine Woram. Este livro reúne um conjunto de pequenas ideias que podem facilmente ser executadas, estimulando coordenação e criatividade, como a construção de máscaras ou marionetas de dedo, a pintura em pedras ou a plantação do primeiro jardim. Recorrendo a técnicas simples com descrição passo a passo, materiais acessíveis e económicos, este livro pode tornar-se ? ao longo de todo o ano ? o companheiro ideal para o uso ativo do tempo de pais e filhos.

cartilhamaternalUm clássico que é sempre uma boa escolha para oferta é a Cartilha Maternal João de Deus, uma obra de natureza pedagógica, escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus, mentor do método de ensino da leitura às crianças com o seu nome, inovador na época, e que foi aprovado como o método nacional de aprendizagem da escrita da língua portuguesa. Esta obra é uma das obras mais vezes reimpressas em Português, desta vez pela Bertrand.

colecaojovemgeografoPara conhecer o nosso planeta e aprender de uma forma divertida, A Biblioteca do Jovem Geógrafo lança um novo volume, dedicado à Europa. A aventura da descoberta começa com mais este livro de uma coleção em 8 volumes, que vai levar os mais jovens e aventureiros numa viagem pela geografia, vida em sociedade, cultura, as plantas, os animais, o clima, a língua, as pessoas e os seus costumes, os rios e mares, os meios de transporte e as paisagens. “Uma aventura só pelo simples ato de folhear.” Esta é mais uma ótima sugestão para o Natal dos pequenos leitores, uma vez mais pela mão do Círculo dos Leitores.

Peppa_A-Minha-MamaOs mais pequeninos têm também a sua vez nas sugestões de Natal do C&H, e a pensar neles também, a Bertrand Editora lançou mais dois livros da coleção Peppa: A Minha Mamã e O Meu Papá, pequenas histórias para contar nos tempos livres desta quadra natalícia,

A porquinha mais famosa do mundo e protagonista da famosa série de televisão britânica criada por Neville Astley e Mark Baker, distribuído pela E1 Kids que passa em mais de 20 países – em Portugal, pode ser vista no canal Panda – regressa para viver novas aventuras divertidas com a sua família – o irmão Jorge e os pais Papá Porquinho e Mamã Porquinha.

A Princesa Poppy já faz parte do imaginário de milhares de meninas e não poderia ficar fora das nossas sugestões lietrárias para as meninas. Foi a pensar nelas que a autora  Janey Louise Jones juntou mais um livro à coleção: Princesa Poppy – O Livro de Receitas, editado pela Booksmile, traz ideias de prendas especiais para fazer e partilhar, a pensar no Natal e não só, onde as meninas vão aprender a cozinhar e divertir-se com as atividades propostas pela Poppy, como criar tiaras, inventar decorações para festas, fazer bolinhos e presentes maravilhosos.

As histórias da coleção Princesa Poppy – uma coleção composta pelas séries Ilustrados (para maiores de quatro anos e com  18 títulos publicados),  Histórias (para maiores de sete anos e que totaliza 12 obras),  Atividades (para maiores de quatro anos e composta por 7 livros), e ainda histórias para bebés dos 0 aos 3 anos, são apadrinhadas pelo Dr. Eduardo Sá, e aconselhadas pelo Plano Nacional de Leitura, e somam já em Portugal 450 mil exemplares editados e quatro milhões em todo o mundo.

Posts_Destaque_Sou_Menina_MeninoA fim de preservar os momentos mais marcantes e preciosos da infância do bebé, a Booksmile lançou também os álbuns Sou Menina: As Memórias dos Primeiros Três Anos e Sou Menino: As Memórias dos Primeiros Três Anos. Este é o presente ideal para oferecer a quem vá viver este momento que é o nascimento de um bebé, onde os pais poderem guardar várias memórias, desde o nascimento à escolha do nome, as primeiras fotografias, os primeiros passos e primeiras palavras, as brincadeiras, entre outros episódios merecedores de registo!

dentes de ratoAgustina Bessa-Luís regressa este ano aos escaparates de Natal com a 22ª edição, pela Babel, de Dentes de Rato, com ilustrações de Mónica Baldaque, filha da escritora.

O livro, incluído no Plano Nacional de Leitura / Ler +, é quase uma autobiografia de Agustina Bessa-Luís, levando os leitores a descobrir episódios de infância da escritora, tendo-se tornado já um clássico da literatura infantil portuguesa. “Tinham-lhe posto o nome de «Dentes de Rato», porque os dentes dela eram pequenos e finos, e pela mania que ela tinha de morder a fruta que estava na fruteira e deixar lá os dentes marcados”.

historias_adormecerpequenitosA pensar na hora de deitar dos mais pequeninos, a Porto Editora acaba de lançar um conjunto de um conjunto de 22 histórias para crianças dos 4 aos 6 anos, intitulado Histórias para Adormecer os Pequenitos. O livro inclui também um cd, onde cada uma das histórias é lida pelos atores Joana Santos e Pedro Górgia, acompanhados por um fundo musical suave. Histórias para Adormecer os Pequenitos é um livro ideal e um presente original com histórias perfeitas para a hora de deitar.

aminhaprimeiraghrandenciclopediaEditada pela Presença, A Minha Pequena Grande Enciclopédia é outro dos livros que sugerimos para este Natal, para todas as crianças maiores de 4 anos. Esta é uma primeira enciclopédia generalista com pequenos textos e ilustrações apelativas, que vai ajudar os mais novos  a conhecer o mundo que os rodeia: o corpo humano, as cidades, a história, a natureza, os animais, a terra e o meio ambiente e o universo. Uma enciclopédia para ler, reler e consultar livremente, à medida que a curiosidade desperta. Organizada de forma a permitir uma rápida apreensão dos conhecimentos, esta enciclopédia apresenta todos os temas divididos por cores e símbolos e com ilustrações legendadas, uma história por imagens, perguntas e respostas simples e no final uma pequena atividade para testar os conhecimentos adquiridos.

Na categoria infantojuvenil, uma proposta que decerto vai agradar aos fãs da coleção Geronimo Stilton, Quarta Viagem ao Reino da Fantasia, o mais recente volume desta coleção editado também pela Presença e que integra o Plano Nacional de Leitura. A coleção Geronimo Stilton ajuda os mais novos a perceber os diferentes momentos da História, sempre de uma forma divertida.

diariosecretogeronimostilton

Esta é mais uma fantástica aventura do rato mais famoso do mundo, desta vez com desafios e aventuras emocionantes, mil perigos para restabelecer a paz no Reino da Fantasia, neste livro “extrarrático” que até contém umas páginas especiais com três novos cheiros misteriosos, para os leitores procurarem e experimentarem…

Para complementar este livro e fazer as delícias dos verdadeiros fãs, a Planeta Júnior editou também o Diário Secreto Geronimo Stilton, onde os mais jovens podem anotar todas as suas aventuras e mistérios mais secretos, as recordações, histórias e “cusquices” da escola, colar e guardar fotos dos amigos, e montes de outras coisas. Para isso, o diário traz até uma caneta-lanterna para escrever no escuro.

fairyoakOutra coleção que está a conquistar os corações de milhares de jovens portugueses é a série Fairy Oak – Os Quatro Mistérios. Flox Sorri no Outono é o terceiro título, recentemente editado pela Planeta, e traz de volta as personagens criadas por Elisabetta Gnone, em emociantes  aventuras que têm feito sonhar milhares de jovens leitores . Flox sorri no Outono é uma história de de amizade, danças bizarras e de cores. Esta coleção de mirabolantes aventuras transporta os jovens leitores para a vida em Fairy Oak, uma povoação mágica escondida num tempo imortal onde convivem em harmonia seres mágicos, pessoas Sem Magia e pequenas fadas,  amas das pequenas bruxas até estas começarem a revelar os seus poderes. Os livros da série Fairy Oak contém ilustrações da própria autora a preto e branco e a cores, e são impressos com o máximo respeito pelo meio ambiente, utilizando papel 100% ecológico e tratado ecologicamente.

mimieospiratasA bruxa mais apreciada pelos mais jovens está de volta com uma nova aventura para ler nestas férias de Natal, Mimi e os Piratas, conta mais uma história da Bruxa Mimi, personagem criada pelos autores Korky Paul e Valerie Thomas, onde mais uma vez a confusão se transforma em diversão com magia à mistura.

Neste Natal, duas sugestões que saem das salas de cinema para o papel, Frozen – o Livro do Filme e Frozen- Narrativa juvenil, duas propostas da D. Quixote que contam a história do filme trazido pela Disney às salas de cinema este Natal, agora em livro.

CONTOSDASMILEUMANOITESPor último, a nossa sugestão vai para Contos das Mil e Uma Noites, de Alice Vieira com ilustrações de Carla Nazareth,  uma seleção de quatro histórias sobejamente conhecidas reescritas pela mão de Alice Vieira. Ali Babá e os Quarenta Ladrões, Os Peixes Coloridos, Aladino e a Lâmpada, e Ahmed E Pari-Banu.

Por Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.