Sugestões de Natal C&H: Atividades para os mais pequenos

oceanarioO Natal está à porta e com ele, as férias escolares e os tempos livres passados em família. Se não sabe como ocupar as crianças durante estas semanas sem aulas, ou se quer aproveitar os dias de férias desta época natalícia para viver experiências divertidas com os seus filhos, fique com as sugestões de atividades de Natal do C&H.

As férias Debaixo de Água estão de volta este Natal para proporcionar dias mágicos, com aventuras divertidas e descobertas arrebatadoras, durante as férias escolares. Uma vez mais este ano, o Oceanário de Lisboa convida os mais novos a terem umas férias de Natal memoráveis, surpreendentes e repletas de novos conhecimentos. De 18 de dezembro a 3 de janeiro, entre as 8h30 e as 18h30, crianças dos 4 e aos 12 anos podem viver uma experiência “fora de época”, de mergulho nos oceanos.

Este programa de ocupação de tempos livres durante o dia pode, ainda, ser prolongado noite dentro, com uma companhia muito especial…os imponentes e velozes tubarões! No último dia útil de cada semana do programa de férias (sexta-feira), é possível dar a todos os participantes um presente único e inesquecível, o programa Dormindo com os Tubarões.

O desafio destas Férias Debaixo de Água é viajar no tempo até aos primórdios da vida na Terra, à época dos Descobrimentos, ao tempo dos seus avós e também espreitar o futuro e, num “piscar de olhos”, descobrir seres ancestrais, os oceanos de outras eras, mistérios por revelar e espécies por descobrir. Que ambientes podem ser encontrados e como os vão investigar? O que levar na bagagem, como construir uma cápsula do Tempo e que fórmulas para a conservação vão lá deixar? É esse o mote lançado pelo Oceanário para o programa deste ano das Férias de Natal.

zoo3De 16 de dezembro a 3 de janeiro o Jardim Zoológico convida todas as crianças entre os os 3 e os 5 anos, entre as 9h00 e as 18h00,  a participarem nos Ateliers de Férias do Zoo e ingressar numa aventura onde se conjuga o saber, o saber fazer e o saber estar. Tratam-se de Ateliers interativos, de descoberta, investigação e aprendizagem, através do método ativo onde se visa a aquisição de conhecimentos cognitivos, bem como de outros saberes e competências sociais e instrumentais. Para além disso, são uma oportunidade dos mais novos fazerem novos amigos e explorar o mundo animal de uma forma sempre divertida, e recordar, no futuro, dias inesquecíveis.

As marionetas entraram no presépio

O programa tem cinco dias temáticos que se desenvolvem através de jogos de pista , exploração e caças ao tesouro; narração de contos, seguida de diálogo com as crianças sobre os assuntos abordados, levantamento de questões e respetivas respostas; participação em atividades de enriquecimento ambiental, em conjunto com tratadores; oportunidade para conhecer alguns bastidores;  possibilidade de interação que permite conhecer mais de perto algumas espécies; atividade de expressão plástica com materiais reciclados onde serão consolidadas as aprendizagens adquiridas; percursos temáticos para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre os vários grupos de animais, desde os répteis aos mamíferos, passando pelas aves, não esquecendo, claro está, as espécies mais ameaçadas e em vias de extinção.

No Museu do Oriente desafia os mais pequenos, nesta época natalícia, a recriar o presépio com marionetas e fantoches. A oficina As Marionetas Entraram no Presépio!, tem lugar no dia 14 de dezembro das 15h00 às 17h00.

marionetaO presépio está em destaque ainda nas manhãs criativas e oficinas em família do Museu da Marioneta. A oficina Presépio Viajante realiza-se no dia  15 de dezembro, das 10h30 às 12h30, e convida as famílias a construírem o seu próprio presépio, mas não será um qualquer: iremos criar as figuras, o cenário, os adereços! Tudo isto num palco diferente que pode ser levado para todo o lado!

Os Parques e Monumentos de Sintra também oferecem atividades natalícias durante o mês de dezembro . Nos dias 1, 8, 15 e 22 de dezembro, na Sala da Música do Palácio de Monserrate, tem lugar o Concerto para bebés: Manhã de Natal, um espetáculo musical interativo que estimula o sentido melódico e rítmico dos participantes e promove a interação lúdico-musical entre pais e filhos. Na companhia de 4 músicos (duas vozes, flauta transversal e guitarra), faz-se uma viagem pela música clássica erudita, entre arranjos e composições originais do grupo, explorando diversos sons, timbres e ritmos, sempre com a ajuda do público, na perspetiva de que este seja o 5º músico do grupo.

monserrate18

No dia 4 de dezembro, das 10h00 às 12h00, tem lugar a Sessão de Anilhagem de Aves, inserida no projeto BIO+Sintra, onde os participantes poderão acompanhar todo o processo de anilhagem de aves, desde a colocação da anilha ao registo de todas a biometrias, recebendo explicações detalhadas sobre cada passo. Durante esta atividade,. Adicionalmente, aprenderão a distinguir as espécies capturadas e, sempre que possível, a determinar o sexo e idade das aves. Esta atividade destina-se a crianças maiores de 4 anos.

Na Quinta da Pena decorre ainda, no dia 21, o Workshop sobre caixas-ninho para Aves, para crianças maiores de 6 anos, destinado a aumentar a disponibilidade de locais de nidificação de aves na Serra de Sintra, tais como o Chapim-real, a Trepadeira e a Carriça. Para a construção das caixas serão utilizadas madeiras cortadas a partir de dois troncos de um cedro derrubado no temporal de Sintra, como forma de aproveitamento da árvore.

Para além destas atividades, continuam durante o mês de Dezembro os Passeios a Cavalo, de Pónei ou de Charrete, no Parque da Pena, com marcação prévia e realização sujeita às condições atmosféricas.

Por Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.