Street Art Portugal 2014 Já Está nas Livrarias

Capa BaixaDescobrir a arte urbana nacional, através dos dedos, já é uma realidade, através de Street Art Portugal. O livro agora editado pela Zest, reúne uma seleção de trabalhos de arte urbana, de norte a sul do país, Açores incluído.

São cerca de duas centenas de fotografias, sempre que possível com a identificação do artista e o nome do trabalho, que permitem catalogar o que desta arte efémera se vai fazendo pelo país.

Há nomes mediáticos, que já chegaram ao conhecimento geral, como Vhils, Paulo Arraiano, MAR, Bordalo II, Tamara Alves, Add Fuel ou Mário Belém, mas também desconhecidos que não conseguiram ser identificados, mas cujo valor artístico foi reconhecido e registado nesta edição.

Há pontos no mapa particularmente ricos neste tipo de arte, como é o caso da Covilhã e alguns segredos aqui revelados, habitualmente mais longe dos olhares de quem passa na rua. O facto de muitas das fotografias captarem também figuras humanas permite-nos, por vezes, apreciar a monumentalidade das obras.

A edição é relativa a 2014 e a editora promete que seja a primeira de futuras atualizações. No final encontra os contactos dos artistas. Há peças que são facilmente reconhecidas, mas admitimos que nos faltou um mapa ou alguma forma de localização de alguns trabalhos, pois muitas vezes a localidade é demasiado vago..

O livro encontra-se já à venda nos locais habituais e tem um PVP de 12 euros. Parte das receitas reverte a favor de projetos de Street Art em Portugal.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.