Souto De Moura – Memórias, Projectos, Obras Para Ver Na Casa Da Arquitectura

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, acolhe, de 18 de outubro de 2019 a 6 de setembro de 2020, a exposição Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras, primeira mostra monográfica dedicada ao arquiteto Eduardo Souto de Moura.

A exposição, com curadoria de Franceso Dal Co e Nuno Graça Moura, resulta do acervo que o arquiteto Souto de Moura depositou na Casa da Arquitectura em maio transato, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica.

Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras apresenta cerca de 40 projetos, material original e, em grande parte, nunca exposto, apresentado como consta e sem manipulação ou omissão.

Numa época em que, como noutras, uma parte da arquitectura parece ter perdido algo do seu sentido essencial, acreditamos que esta mostra constitui uma oportunidade única para sublinhar a relevância maior da obra de Souto de Moura.

Os curadores

A par da mostra será editado um catálogo, com ensaios de Álvaro Siza, Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo, entre outros, com um “propósito eminentemente documental, de abertura do arquivo ao público, tornando-o disponível às mais diversas análises, interpretações, especulações”.

A complementar a exposição está agendado um leque de atividades paralelas, como ciclos de conferências e debate, concertos, visitas guiadas, entre outras.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00 (horário até 31 de março 2020).

O bilhete tem um custo de 5 euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 12 anos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.