Sol da Caparica Regressa em Agosto Com Música em Português, Muito Sol e Boas Ondas

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos) 

sol_caparica_apresentacao2015-002[dropcap]O[/dropcap] Sol e a (boa) música portuguesa são os ingredientes principais do Sol da Caparica, que este ano regressa ao Parque Urbano da Costa, entre 13 e 16 de agosto, para a sua segunda edição, e apresenta um cartaz repleto de estrelas.

Xutos & Pontapés, Carlão, Camané, Jorge Palma, Resistência, Richie Campbell e AGIR , são alguns dos nomes hoje anunciado pela organização do festival.

“Nós queremos continuar a realizar este festival e que ele ocupe um lugar de destaque na lista das grandes iniciativas e de festivais que decorrem no nosso país”, afirmou Joaquim Judas – Presidente da Câmara Municipal de Almada a propósito da realização desta nova edição, e fez ainda questão de realçar que o Festival existe também para promover a Costa como destino turístico e cultural, e mostrar o grande potencial da região.

Sobre a edição deste ano o produtor António Miguel Guimarães explicou que, “o Festival vai continuar a apostar na música e na língua portuguesa, mas queremos apresentar músicos novos ou músicos com projetos novos, para além dos incontornáveis é claro”.

E é com estrelas em ascensão e outras já com méritos provados, que se faz o cartaz do Sol da Caparica deste ano, que a produção espera vir a ter cerca de 30 artistas, entre portugueses, brasileiros, e africanos.

Já uma estrela da música nacional é Carlão, ex-vocalista dos Da Wasel, que vem ao festival apresentar o novo trabalho a solo, Quarenta. Ao C&H disse o músico: “Vai ser o concerto de apresentação do novo disco, sem grandes truques”, um concerto onde o músico não vai cantar os temas antigos e vai marcar o seu retorno “Um bom retorno”.

Na mesma data, dia 13, sobe ao palco Camané, voz inconfundível do fado atual, e que também ele vem apresentar neste festival o seu novo trabalho: Como Ninguém Infinito Presente. Para o concerto de quinta-feira, o músico disse ao C&H, “Vou fazer um concerto com alguns temas antigos, mas mais centrado no disco novo, mas vou também trazer duas surpresas”. Com um registo musical ainda pouco habitual em festivais, Camané disse ainda que: “Não vou fazer nada de diferente, pois sinto que o fado faz cada vez mais parte do quotidiano das pessoas, e que quem vai assistir ao concerto já conhece as minhas músicas”.

sol_caparica_apresentacao2015-003No sábado, eles vão ser os cabeças de cartaz, são também uma banda que dispensa apresentações e um dos estandartes do Rock Português, eles são … Xutos & Pontapés.

Ao C&H, Zé Pedro adiantou que “É muito importante e é óptimo para nós participarmos neste festival”, e revelou ainda que, “A banda tem um alinhamento novo para os concertos, com um apanhado de toda a carreira, repescando alguns temas antigos e misturados com os do último álbum, e é esse alinhamento que vamos trazer”.

Uma alegria corroborada por Zé Cabeleira, que disse ainda que “Este concerto vem marcar um regresso à Costa, onde já não tocamos há vários anos (como o Tim já referiu também), e para mim tem também um cariz especial, porque cresci aqui perto, e vou estar a tocar para os “vizinhos”.

Para dia 15 os Xutos prometem ”dar o melhor concerto do Sol da Caparica”.

O dia 16, domingo, vai ser reservado aos mais pequenos, prometendo a organização revelar o alinhamento deste dia em breve.

Outra das novidades deste ano é o projeto Debaixo da Língua, com o jornalista Rui Miguel Abreu, que vai realizar 15 entrevistas a nomes conhecidos da área da música, e que depois vão ser publicadas no Jornal Público e posteriormente compiladas num livro.

À semelhança do ano passado a Arte Urbana também vai marcar presença no recinto, através da pintura de grafittis, surf, skate e até das novas tecnologia.

As portas do recinto vão abrir diariamente às 16h00, e são esperadas pelo menos cerca de 65 000 (segundo a organização).

Os bilhetes para o Festival O Sol da Caparica já se encontram à venda nos locais habituais e custam 15 euros o bilhete diário e 35 euros o passe. No dia dedicado às crianças os bilhetes têm um preço de 2 euros.

Programa Já Anunciado:

Dia 13 de Agosto

Richie Campbell

Marcelo D2

Carlão

Resistência

Camané

The Legendary Tigerman

DJ Marfox

 

Dia 14 de Agosto

Jorge Palma

Paulo Flores

Brigada Victor Jara

Linda Martini

 

Dia 15 de Agosto

Xutos &Pontapés

Miguel Araújo

Regula

AGIR

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.