Sofia Pinto Coelho lança as “As Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa”

bigAventuras-justiaAs Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa, da autoria se Sofia Pinto Coelho, foi lançado na passada segunda-feira, dia 2 de Novembro, pela Esfera dos Livros, numa sessão no Tribunal Militar de Santa Clara, que contou com  a presença do Procurador Geral da República, Doutor Pinto Monteiro.

O livro, apresentado por António Pires de Lima e João Miguel Tavares, conta algumas históricas caricatas passadas no mundo da justiça portuguesa, recolhidas pela jornalista ao longo dos seus anos de trabalho na área. De leitura fácil, as histórias narradas puxam ao riso, mas também à reflexão do estado das coisas. 224 páginas de muitas histórias deliciosas.

As histórias que vai encontrar neste livro podem parecer insólitas, estranhas, até surreais, mas são verídicas. Da história da juíza que resolveu um problema de barulho despejando água para casa dos vizinhos, ao de um advogado que para obter cópia de um processo se viu obrigado a levar a fotocopiadora para tribunal. Do juiz excomungado por um pastor condenado por dívidas, ao caso do roubo do queijo fatiado no valor de 1 euro e 29 cêntimos que foi a julgamento e ocupou a justiça portuguesa durante dois anos, ou ainda do carpinteiro condenado por ter disparado uma pressão de ar contra o Lacindo, o gato da vizinha que se atrever a devorar o seu jantar. A jornalista Sofia Pinto Coelho, especialista em temas de justiça e Direito, acompanhou a maioria dos casos aqui relatados e traça um retrato real, divertido, mas rigoroso da justiça portuguesa. Das condições de trabalho, ao estado das prisões, e à relação entre juízes e advogados ou entre procuradores e a polícia. É verdade que há histórias que parecem quase anedotas, mas há outras que tiveram um efeito trágico na vida dos seus protagonistas. Por estas páginas passam pessoas que quando a justiça lhes bateu à porta perceberam que para além de cega, a justiça em Portugal pode tornar-se numa aventura absolutamente extraordinária.

Contracapa de As Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa

Artigo anteriorADXTUR promove Magusto Tradicional na Aldeia do Xisto do Candal
Próximo artigoOeiras convida para “Semana Mistério”

Leave a Reply