Sintra Assinala 20 anos de Elevação a Património Mundial

Palácio Vila Sintra

No próximo dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Sintra assinala 20 anos de elevação a Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural, pela Unesco, tendo preparado um variado programa para assinalar a data.

O programa inclui uma sessão solene no Palácio Nacional de Sintra; a inauguração da exposição de arte de funcionários nos Claustros dos Paços do Concelho; descerramento de marco comemorativo na Volta do Duche em frente à Fonte Mourisca; Apontamento Musical pelo Opus Quatro – Quarteto de Cordas do Conservatório Nacional de Sintra; um Colares de Honra no Palácio Nacional de Sintra; a área do Património Cultural será ilustrada por “Urban Sketchers” a partir das 14h30 e para terminar, o Palácio Nacional de Sintra estará aberto durante a noite.

A vista noturna ao palácio decorre entre as 20h00 e as 00h00, e é gratuita, mediante inscrição prévia (limitada a 1.500 participantes) e inclui ainda espetáculos de música renascentista pelo “Ensemble La Peña” (do Sintra Estúdio de Ópera) e dança de época (séculos XV e XVI), pela “Associação Danças com História”, que nesta noite apresentarão trajes e danças da época de D. João I e de D. Manuel I. As apresentações terão lugar às 21h00, 22h00 e 23h00, na Sala dos Brasões e na Sala dos Cisnes, respetivamente e são aconselhadas para maiores de 6 anos.

Sintra foi o primeiro sítio europeu inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Texto de Elsa Furtado
Foto de Francisco Padrão Mota

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.