Sintra Acolhe Festival Imaginário Para Crianças E Famílias Entre 31 De Maio E 2 De Junho

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o 1º Festival de Artes para famílias em Sintra – o Festival Imaginário vai abrir as portas da Quinta da Ribafria, em Sintra, para uma festa em família, envolvendo os participantes, crianças e adultos na descoberta de um imaginário comum através das artes e da natureza, numa produção da Byfurcação.

A programação inclui concertos de música, espetáculos de teatro, atividades ao ar livre, oficinais, literatura, cinema, hora do conto, atividades na natureza, circo, dança, jogos tradicionais… uma variedade de espetáculos pensados especialmente para as famílias, e seguindo o lema ” Famílias – Arte – Natureza”.

A Byfurcação-Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, convida as famílias a redescobrir os espaços verdes, através de atividades, performances e exposições inusitadas que despertam a curiosidade e a imaginação. Integrado numa Quinta histórica na zona de Sintra, a Quinta da Ribafria, o festival pretende ainda sensibilizar para a importância da preservação da natureza.

O festival começará com um grande espetáculo de abertura, LÚMEN – Uma História de Amor, que terá entrada gratuita, para todos, com um desfile de marionetas iluminadas, com entre três a cinco metros de altura. A narrativa musical do espetáculo, produzido pela Companhia S.A.Marionetas, terá início pelas 22h00 do dia 31 de maio, entre a Volta do Duche e o largo do Palácio Nacional de Sintra, culminando numa projeção de vídeo mapping na fachada do monumento da Vila Velha. Este espetáculo é realizado com o apoio de voluntários, que terão uma semana de formação com a companhia de “teatro e bonecos” de Alcobaça.

No primeiro dia, antes do espetáculo de abertura, o Festival instala-se na Quinta da Ribafria, entre as 10h00 e as 17h00, com atividades destinadas às escolas e à população sénior, desde teatro de improviso com a Byfurcação a pinturas com materiais da floresta com a artista plástica Marta Silva. Na agenda, pode contar ainda com um workshop de dança adaptada para os idosos ou um jogo de meditação para todos e atividades na natureza com a Associação Plantar uma Árvore.

Os museus de Sintra também vão marcar presença na Ribafria, através de workshops sobre teatro da antiguidade, promovido com regularidade no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, ou sobre as coleções do MU.SA — Museu das Artes de Sintra. “O objetivo passa por dar a conhecer a atividade cultural também desenvolvida no âmbito dos museus”.

As curtas-metragens de temática “ecológica e do ambiente” das mais recentes edições do CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela vão ser exibidas em sessões ao ar livre na Ribafria.

No dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança, a Quinta da Ribafria volta a estar de portas abertas, entre as 10h00 e as 23h00, com novas propostas, como um espetáculo de Novo Circo, Isla, com a companhia espanhola d’Click. E para os bebés há um espetáculo de teatro, O Som do Algodão, yoga e dança. Os mais velhos poderão ouvir a Hora do Conto da Bruaá Editora ou a assistir à exibição de curtas de animação, uma extensão do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

No último dia, 2 de junho, o festival começa às 10h00, mas termina mais cedo, pelas 18h00. Entre as atividades programadas, destaca-se, por exemplo, o concerto de música tradicional alentejana reinterpretada, pelos Magano; um workshop de construção de marionetas com materiais reciclados, com a artista plástica Marta Silva; um workshop de movimento para famílias, pelos Origo; e uma caminhada com recolha de resíduos, promovida pelo Movimento Claro.

Durante os três dias, a Quinta da Ribafria terá ainda uma área dedicada à street food e aos piqueniques.

O espetáculo de marionetas gigantes é de acesso livre, mas os bilhetes diários para as atividades e espetáculos na Quinta da Ribafria custam entre 5 euros (crianças) e 10 euros (adulto), com desconto de 20% para grupos de 4 pessoas. As reservas são feitas através do e-mail festival-imaginario@byfurcacao.pt.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.