Silêncio De Shusako Endo Já Disponível Nas Livrarias

Silêncio da autoria do escritor japonês Shusako Endo é o romance agora editado entre nós pela Dom Quixote, estando já disponível nas livrarias nacionais.

Silêncio foi a obra que serviu de base ao novo filme de Martin Scorsese, que está na corrida aos Óscares e que estreia em Portugal no próximo dia 19 de janeiro. O filme conta -nos a história de dois padres jesuítas do século XVII que foram para o Japão em busca do seu mentor, o jesuíta português Cristóvão Ferreira, e que são perseguidos e torturados durante a sua missão. Com as interpretações de Andrew Garfield, Adam Driver, e Liam Neeson.

Silêncio, cuja acção decorre no século XVII, conta-nos a história de um missionário português envolvido na aventura espiritual da conversão dos povos orientais, o qual acaba por apostatar, após ter sido sujeito às mais abomináveis pressões das autoridades japonesas, para evitar que um grupo de fiéis seja por ordem delas torturado até à morte.
Antes de chegar ao Japão, a sua viagem leva-o a Goa, depois a Macau e, finalmente, a Nagasáqui e Edo, em etapas que pouco a pouco o transportam a esse Oriente hóstil, onde no entanto já se contam alguns milhares de convertidos à fé católica. Aí descobre, na luta contra as pessoas e o ambiente adversos, a verdadeira fé, liberta de todo o aparato externo, eclesiástico ou mundano.
E aí acaba por experimentar a derradeira solidão, que é o destino daqueles que quebram a comunhão com o que mais profundamente marca a sua identidade.

Silêncio de Shusako Endo é editado pela Dom Quixote e pertence à colecção Ficção Universal. Tem 272 páginas e um preço de venda ao público de 18 euros.

Para além do lançamento do livro e da estreia do filme foi também preparado um vasto programa cultural dedicado ao tema, a que se associaram o Museu do Oriente, o Museu de São Roque e a FNAC desenvolvido em cooperação com a Companhia de Jesus, e que trará para a opinião pública o debate e a reflexão sobre o papel dos jesuítas em Portugal e no mundo, a perseguição religiosa, as relações entre Portugal e o Japão, a arte e a religião.

Programa:

Museu Do Oriente, 11 janeiro, às 18h00: conferência – Portugal e o Japão: História de Um Sucesso Mal Sucedido. Oradores: Padre José Frazão (Provincial dos Jesuítas em Portugal), João Paulo Costa (Historiador), Clara Ferreira Alves(Jornalista) e moderação de Joaquim Franco (Jornalista). Entrada gratuita.
Visitas guiadas – Exposição Sobre a Presença Portuguesa na Ásia – Sábados: 14, 21 e 28 de janeiro, às 16h00. Entrada gratuita.

Museu de São Roque, de 19 de janeiro a 19 de fevereiro: exposição Japão: A Última Carta De Um Mártir. Esta exposição fala do tema do martírio e tem como mote o testemunho de Miguel Carvalho, o jesuíta português que já foi beatificado e que é contemporâneo dos portugueses retratados no filme de Scorsese. Entrada: 2,50 euros (gratuita ao domingo).
Percurso Pedestre – Silêncio: Pelos Caminhos de Cristóvão Ferreira, em Lisboa, dia 22 janeiro, às 10h00 – ponto de encontro Portaria do Hospital de São José (antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo). Itinerário pelos lugares da Companhia de Jesus em Lisboa: Antigo Noviciado da Cotovia, passando pela Casa Professa de São Roque, à Aula da Esfera em Santo Antão-o-Novo, terminando na Ribeira de Lisboa.
Visita temática guiada ao Museu e Igreja de São Roque sobre os mártires do Japão – 6 de fevereiro, às 15h00. Visita às peças da coleção que testemunham a presença cristã no Japão e a experiência do martírio.

FNAC – Chiado (17 de Janeiro) e Santa Catarina (25 de Janeiro): Um Urban Sketcher jesuíta português e uma Urban Sketcher japonesa juntaram-se para ilustrar, nos seus blocos de papel, o trailer do filme Silêncio. O resultado deste trabalho conjunto do Padre Nuno Branco, SJ com a artista japonesa Kumi Matsukawa será exposto nas FNAC Chiado e Santa Catarina. Entrada gratuita.

TERTÚLIA – Fé: Silêncios e Limites – 27 de janeiro, 18h00, Auditório B – Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (pólo de Campolide) – Com Carla Rocha; Henrique Raposo; Jacinto Lucas Pires; P. Pedro Rocha Mendes, sj.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.