Setúbal promove Festival do Carapau Manteiga

cartaz JPGA partir do dia 23 de agosto e até 7 de setembro, o carapau manteiga está no centro das atenções em Setúbal. Trata-se do Festival Gastronómico do Carapau Manteiga, que conta com a adesão de 70 restaurantes em Setúbal e Tróia, que irão apresentar as mais variadas propostas de confeção de pratos à base deste peixe tão característico desta região de Lisboa.

Este tipo de carapau, que se encontra na Costa entre Setúbal e Sines, distingue-se das restantes variantes por possuir uma camada de gordura entre a pele e o lombo, que lhe confere um sabor único e muito apreciado.

Neste evento gastronómico, em que poderá degustar as iguarias preparadas por cada um dos restaurantes aderentes, haverá ainda uma sessão especial de cozinha ao vivo, com o chef Álvaro Santos, do restaurante “265”, na Casa da Baía de Setúbal. Este showcooking intitulado “Estórias de um carapau de corrida” vem encerrar o Festival Gastronómico do Carapau Manteiga e está marcado para as 18h00 do dia 7 de setembro. A participação está sujeita a uma inscrição até ao dia 4 de setembro e tem o custo de 6 euros.

O Festival do Carapau está integrado na iniciativa Setúbal Terra de Peixe, que decorre até ao final do ano e que visa promover Setúbal na rota gastronómica nacional e na oferta turística daquele que é um importante recurso natural desta região, o peixe.

A organização é da Câmara Municipal de Setúbal em parceria com os vários restaurantes do Concelho e com a Casa da Baía de Setúbal.

As inscrições para assistir à sessão de cozinha ao vivo decorrem até ao dia 4 de setembro, e podem ser feitas por telefone,  265 545 010, ou para o e-mail, gatur@mun-setubal.pt.

Texto de Marta Plácido

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.