Sesimbra Tem Novo Museu Dedicado Ao Mar

A vila de Sesimbra tem um novo museu, desde o dia 31 de maio (Dia do Pescador). O novo Museu Marítimo, uma justa homenagem à comunidade piscatória, numa simbiose de testemunhos, conhecimento e memórias com a componente tecnológica, que está instalado na Fortaleza de Santiago.

O museu reúne, em várias salas, com diferentes temáticas, um vasto património fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória.

Um cepo de âncora com 5000 anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzóis e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C. são os artefactos mais antigos da exposição, e transportam o visitante no tempo para conhecer os vários povos que passaram pelo território, assim como a sua forte ligação ao mar.

Uma clara aposta nas novas tecnologias – Desde o Princípio é o título de uma animação 3D que apresenta a história de Sesimbra, um “mergulho” no aquário virtual do Parque Natural da Arrábida, a Sala de Memória com uma mesa interativa (touch screen) com registos dos pescadores sesimbrenses, o Painel Multimédia com a rota dos pescadores – que permite explorar a interatividade e valorizar a componente lúdica.

As diversas salas Artes de Pesca; Sala da Viagem; Memória e Devoção; Carlos de bragança, o Rei Pescador; Sala da Comunidade; Audiovisuais foram concebidas para realçar a importância do Mar na Comunidade e despertar nos visitantes o interesse e a paixão que movem os sesimbrenses a este elemento natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.