Satélites de Sofia Dias & Vítor Roriz Estreia na Culturgest a 10 de Abril

satelitesA dupla de criadores Sofia Dias & Vítor Roriz estreia já no próximo dia 10 e 11 de abril na Culturgest a sua nova criação Satélites.

O trabalho surge na continuidade de pesquisas desenvolvidas ao longo de anteriores criações e colaborações de Sofia & Vítor, com destaque para Fora de qualquer presente (2012) e Um Gesto Que Não Passa de Uma Ameaça (2011, peça distinguida com o Prix Jardin d’Europe).

A palavra como matéria dúctil; o corpo oscilante entre sujeito e objecto; a cenografia enquanto elemento móvel; a voz e o canto como aquilo que “extravasa” dos corpos. A repetição, a transformação e a simultaneidade, são as ferramentas que os criadores têm vindo a utilizar na procura de materiais que se destacam pela sua precisão, obsessão e desvio das lógicas de composição e interpretação.

Os criadores investigam noções de interdependência e equilíbrio de forças opostas, associadas ao conceito de órbita: “Nesta nova criação, vamos explorar uma ideia coreográfica relacionada com o conceito de órbita, enquanto percurso ou trajectória de um corpo em relação a outro. Órbita como a distância mínima para não nos perdemos no outro, para não sermos absorvidos pelo seu campo “gravitacional” e nos precipitarmos numa irrevogável rota de colisão. No limiar dessa força de atracção reside a tensão dramática de todo o encontro – a eminência da autodestruição subjaz à própria vontade incomensurável do contacto, do toque. “Satélites” é uma imagem para o que é periférico, para o movimento da e na periferia. Um movimento em relação a um centro que nunca se nomeia? e cujo lugar não se determina?.”

Satélites pode ser visto no palco do Grande Auditório da Culturgest, nos dias 10 e 11 de abril, às 21h30. O espetáculo é falado em inglês, com legendas, e tem a duração de cerca de 1 hora. Os bilhetes custam 12 euros (5 euros até aos 30 anos). Na sexta-feira dia 10, após o espetáculo, haverá uma conversa com os artistas na Sala 1.

Texto C&H

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.