Sala Online Do Teatro Nacional São João Apresenta Macbeth

A Sala Online do Teatro Nacional São João acolhe, de 15 a 17 de maio, Macbeth, de William Shakespeare, com encenação de Nuno Carinhas, realização vídeo de Pedro Filipe Marques.

Num cenário fantasmático e temperamental – máquina de cortinas que se fecha como um “cubículo de anseios descarados” e se expande como um salão, charneca ou floresta –, desencadeia-se a tragédia de um casal unido por um nome e que, ambicionando conquistar e subjugar o futuro, fica cativo do próprio tempo. João Reis e Emília Silvestre lideram um elenco de atores que se têm distinguido nas produções do TNSJ dos últimos anos. Juntos, dão corpo a um espetáculo que começa por desacelerar o nosso tempo, o tempo do espectador, para em seguida nos lançar no epicentro de um infernal redemoinho. “É um punhal que eu vejo à minha frente? E o punho, quer a minha mão? Vá, toma-a.” Bem-vindos à imaginação perigosa de Macbeth.

No âmbito das comemorações do Centenário do TNSJ, a RTP2 exibe Alma, de Gil Vicente. Em jeito de prólogo, haverá “Uma Conversa com Alma”, no dia 16 de maio, às 18h00, com inscrição prévia. A conversa contará com as presenças do encenador Nuno Carinhas, o realizador Pedro Filipe Marques, o dramaturgista Pedro Sobrado e os atores, em torno «da montagem e das ressonâncias dos estados desta Alma».

De 18 a 21 de maio, às 15h00, com acesso online a partir do Zoom e inscrição prévia obrigatória, o ator Rodrigo Santos orienta a oficina “Clown”, tendo como base a personagem que interpreta em Castro, onde a essência do processo teatral se explora através da técnica de Clown.

Disponível até ao dia 30 de maio, o TNSJ convida a uma Visita, do realizador Luís Porto.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.