Saída De Emergência Lança Diário De Um Carbonário

Testemunho de um dos momentos mais violentos e importantes da História de Portugal, o romance histórico Diário de um Carbonário, do autor Mário Silva Carvalho, chegou, este mês, aos escaparates das livrarias nacionais, pela mão da editora Saída de Emergência.

Em 1907, o jovem Constantino da Silva chega a Lisboa. Fugira de Coimbra devido a uma zaragata em que atacou um miguelista para proteger um grupo de estudantes republicanos. O deslumbre com a capital, tão maior e mais sofisticada do que o resto do país, logo é substituído pela realidade: Lisboa é uma cidade pobre, esfaimada e onde o conflito entre monárquicos e republicanos deixa feridos e mortos nas ruas.
Cedo o caminho de Constantino se cruza com a Carbonária, sociedade sinistra e cruel aos olhos dos conservadores, e um juramento secreto atira-o para uma vida dupla: de dia é um alfaiate que passeia pelo Rossio e namorisca operárias; de noite participa em assaltos e agressões violentas em nome dos ideais democráticos e republicanos. Quando a tesoura e a pistola permitem, o jovem pega na pena e descreve a sua vida, com simplicidade e honestidade, num diário que é um hino emocionante a uma das épocas mais importantes e turbulentas da História de Portugal.

O romance, de 352 páginas, está à venda por 17,70 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorEddie Vedder Deixou Lisboa A Imaginar Um Mundo Só Com Música
Próximo artigoTeatromosca Apresenta O Deus Das Moscas

Leave a Reply