Sabores De Portugal Vão Estar Em Destaque No Mercado De Algés

Os Sabores de Portugal é o evento que vai animar o Mercado de Algés de 15 de janeiro a 11 de fevereiro. Este ano na sua 3ª edição, a iniciativa vai ter Chefes convidados do Norte, Sul, Centro e Ilhas, que vão ser os protagonistas das semanas gastronómicas dedicadas a cada região.

A par da Gastronomia, a programação inclui eventos culturais, mostras de artesanato, sessões de showcooking, jogos tradicionais, noites de stand-up comedy, workshops, exposições de pintura, escultura e fotografia, provas de chá, café e vinho nacionais, criação de cocktails de autor, pratos regionais, apresentação de casos de sucesso, e concertos. O arranque vai ser dado no dia 14 de janeiro, às 21h00, com Anita Guerreiro e Maria José Valério.

A primeira semana, de 15 a 21 de janeiro, é dedicada ao Norte do país e conta com a presença dos Chefes Hélio Loureiro, Vasco Santos Coelho (do Euskalduna Studio), Thomas Egger, o Chefe austríaco do Restaurante Tabuad’Aço. Haverá oficinas criativas com chocolate trabalhado pelo mestre Carlos Brás da marca “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo” e pela engenheira-artesã Raquel Lima da marca “Pedaços de Cacau” que fará Lollipos de chocolate.

Nesta semana marcam também presença a nutricionista Mafalda Rodrigues, que irá preparar uma “francesinha dobem” e a YogurtNest com um workshop de iogurte Vegetal e arroz slowcooked de ervas aromáticas e algas, com direito a degustação, e ainda um Instameet à mesa, com dicas para criar suculentas fotografias dadas pela instagrammer e blogger Sara Cabido. Vai haver provas de azeite e vinhos da Quinta do Vallado, Herdade do Esporão e Terras do Grifo, e ainda de enchidos e licores tradicionais.

Rui Zink irá ler para os visitantes do Mercado no momento literário do fim-de-semana, e Fernando Rocha animará uma das noites de stand-up comedy no dia 18.

Os momentos musicais vão estar a cargo dos ranchos folclóricos minhotos Verde Minho e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho.

Durante o resto do mês vão marcar presença os Chefes Miguel Laffan, Miguel Teixeira, José Júlio Vintém, João Oliveira ou Rodrigo Castelo, os artistas João Cutileiro ou Clo Bourgard, os escritores Afonso Cruz ou Sara Rodi.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.