Sabores do Mexico no Hotel Sana Lisboa

Mexico Sana LisboaReportagem de Tânia Fernandes
 

Epazote, tomillo ou pimenta japaleño são alguns dos ingredientes da gastronomia tradicional mexicana que estão a condimentar os pratos servidos, esta semana, no restaurante Contemporâneo do Hotel Sana Lisboa. O sabor é genuíno, pois muitas destas especiarias vieram da América do Sul, na bagagem Gerardo Vázquez Lugo. O Chefe mexicano está, desde segunda-feira, a cozinhar em conjunto com o Chefe Paulo Matias, desta unidade hoteleira. Têm dinamizado o buffet Sabores da Cozinha Mexicana disponível ao almoço, até sexta-feira. Combina propostas da gastronomia mexicana com os pratos tradicionais portugueses.

“Este é um trabalho que começou há  semanas, com a troca de e-mails entre mim e o Chefe (Gerardo Vázquez Lugo). Fomos trabalhando ideias, de acordo com as propostas dele e apesar da cozinha dos dois países ser muito diferente, procurámos elaborar uma ementa com sugestões que combinassem” explica-nos Paulo Matias.

Tortilla de milho, salada de feijão vermelho, salada de frango com queijo fresco e epazote,  tostada e ceviche são algumas das propostas de entrada, juntamente com o caldo de cogumelos. Impressonado com o peixe nacional, Gerardo Lugo combinou-o com um molho de azeitonas e a famosa pimenta de japaleño. Ao prato de carne juntou Mole Xiqueño, um dos mais famosos sabores de Vera Cruz.

Paulo Matias fala da experiência profissional enriquecedora que tem estado a viver “pela proximidade, estamos mais familiarizados com a cozinha europeia, é por isso muito interessante este contacto com práticas de longe”.  De sobremesa, há Nico Atole de Amêndoa, que é uma espécie de pasta de amêndoa que depois de fria solidifica, dando origem a um delicioso bolo e ainda Panacota com infusão de tomilho, verdadeiramente deliciosa, podemos acrescentar.

Este intercâmbio gastronómico surgiu de uma parceria estabelecida entre o Sana Hotels e a Embaixada do México, a propósito da celebração dos 150 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Neste caso, procurou-se destacar a afamada gastronomia mexicana, reconhecida como Património Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2010.

O menu Sabores da Cozinha Mexicana está disponível ao almoço no Restaurante Contemporâneo do Sana Lisboa até dia 24 de outubro e tem um custo de 20 euros (sem bebidas).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.