S. Martinho celebrada com Magustos de norte a sul do país

Magusto no Mercado dia 11 de NovembroO Dia de S.Martinho, celebrado a 11 de novembro, é assinalado um pouco por todo o país, com a celebração do Magusto e diversas atividades onde a castanha tem um papel de destaque.

Em Sintra, no Parque de Monserrate, aproveitando a proximidade da data, tem lugar uma celebração do Magusto no domingo, dia 10 de novembro, a partir das 15h00, com uma encenação da lenda de S. Martinho e as tradicionais castanhas assadas, aproveitando a beleza da paisagem de Outono que reveste todo o Parque e os seus castanheiros centenários. Esta atividade custa 10 euros por participante, tem a duração de 1h30 e requer marcação prévia.

Também em Grândola as castanhas, petiscos e música popular prometem animar o  São Martinho no Mercado Municipal, um espaço recentemente requalificado.

No dia 11, a partir das 19h00, realiza-se o tradicional magusto com castanhas assadas, fritas ou cozidas acompanhadas de vinhos da região e muitos petiscos, complementados com música popular tocada e cantada ao vivo, que promete brindar os presentes com muita animação.

“A iniciativa para além de assinalar o S. Martinho e juntar a população num saudável convívio, procura também promover o Mercado Municipal de Grândola, situado no centro histórico da vila. Recentemente requalificado, está aberto ao público, de 2ª a sábado (08h – 14h), com bancas de hortofrutícolas e de peixe, um talho, um quiosque, um restaurante e um espaço de atividades temporárias.”

Também a pensar no São Martinho, em Vila Viçosa o Alentejo Marmòris Hotel & Spa – cinco estrelas único no mundo e que integra a cadeia Small Luxury Hotels of the World – disponibiliza um pacote promocional entre 8 e 12 de novembro, que contempla uma, duas ou três noites, variando os preços entre 205 euros, 320 euros, e os 435 euros, em quarto Classic Double, e 380 euros /670 euros e 960 euros, para quem optar por ficar instalado na única e peculiar Suite Árabe, conjugando uma estadia em ambiente de luxo, aliada à excelente gastronomia alentejana com um toque de requinte e sofisticação. À mesa, num menu de cinco pratos, não vão faltar as tradicionais castanhas.

O menu do restaurante do hotel – Narcissus Fernandesii – também, é alusivo ao São Martinho, incluindo na carta um creme de castanhas com azeitona desidratada e pó de morcela, e tem um preço promocional de 55 euros com bebidas incluídas.

As Aldeias do Xisto também mantém a tradição e não faltam à recriação dos antigos costumes com vários magustos em diversas aldeias.

No dia 12 de novembro, a partir das 15h00, a aldeia do Candal, na serra da Lousã, realiza um magusto aberto à população com a participação do Grupo Etnográfico da Região da Lousã, cantares e jogos tradicionais.

Na aldeia da Aigra Nova, no dia 10, a partir das 14h00, recria-se o magusto tradicional com castanhas assadas em fogueira com caruma, e no mesmo dia, a partir das 15h, a aldeia da Ferraria de S. João convida toda a população e visitantes e juntarem se no novo Espaço Aldeia situado nos antigos Currais Comunitários para uma celebração do magosto com muita animação.

Na aldeia da Dez, já no concelho de Oliveira do Hospital, no dia 17 de novembro,  tem lugar uma Mostra astronómica e Etnográfica, com a oferta do tradicional magusto, de um vasto programa de espectáculos, exposições de artesanato e tasquinhas.

A aldeia de Figueira organiza no dia de S. Martinho uma tarde de animação, que inclui um percurso à descoberta das ruas típicas e suas histórias, castanha assada, jeropiga, chocolate quente e muita animação.

O Concelho do Pedrógão Grande promove durante todo o mês de novembro, os “Fins de Semana da Castanha”, onde se pode aliar a atividade desportiva da caminhada com o magusto tradicional.

 Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.