Rui Reininho Apresenta Novo Disco

20.000 Léguas Submarinas é o novo trabalho de Rui Reininho, cujo resultado será apresentado em Lisboa e Braga, já nos dias 10 e 11 de setembro.

Talvez saibamos de onde vem Rui Reininho, mas a dúvida que mais nos inquieta é sabermos para onde vai, e para onde nos leva. No ano em que celebra o 40º aniversário desde que se juntou ao GNR, Reininho surpreende-nos organizando uma outra festa, bem diferente, em local longínquo e de difícil acesso. Para chegar a 20 000 Éguas Submarinas, o caminho mais curto não é através do seu álbum a solo anterior Companhia das Índias, de 2008, mas, porque não? Recordando algumas das experiências que emanou no início da sua carreira com Jorge Lima Barreto em Anar Band, no final dos anos 70. Mas Reininho tanto volta à inquietude do passado como refaz o seu próprio presente pop fazendo canções diluídas em instrumentais sem forma reconhecível, deixando que cada composição crie as suas raízes e histórias, estejam elas envoltas no silêncio nas profundezas dos mares, no marulhar das ondas nos rochedos ou nas vibrações no topo das montanhas do Tibete. Um mundo inteiro hodierno imaginado por Rui Reininho, concretizado com a ajuda insubstituível de Paulo Borges e pronto para ser descoberto no palco da Culturgest com a ajuda de muitos dos seus companheiros desta surpreendente e, claro, surreal incursão pelo desconhecido.

Para além de Rui Reininho (vozes, gongos, taças e percussões) e Paulo Borges (piano, sintetizadores, programações e guitarras), 20.000 Éguas Submarinas conta com a participação de Alexandre Soares (Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso), Pedro Jóia, Tiago Maia, Eduardo Lála, Ruca Rebordão, Moisés Fernandes, Daniel Salomé e Jacomina Kistemaker, grande referência para o disco.

Gravado entre 2018 e 2020 na LastStep Studio (Almada), por Filipe Trigo, Renato Grilo e Paulo Borges, foi misturado por Francisco Grilo, com assistência de Filipe Trigo, e masterizado por Miguel Pinheiro Marques (ARDA Recorders).

O álbum será apresentado na Culturgest, em Lisboa, no dia 10 de setembro, pelas 21h00. Os bilhetes, já à venda, têm um custo de 20 euros e podem ser adquiridos online e no local.

Segue-se, no dia 11 de setembro, pelas 22h00, no GNRation, em Braga. Bilhetes à venda por 9 euros, e podem ser adquiridos online e no local.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.