Rota das Tapas Regressa a Lisboa e Porto até ao Dia 1 de Novembro

Rota das Tapas - Conservas
Rota das Tapas – Conservas

As conservas são o tema da edição da Rota das Tapas Estrella Damm que hoje inicia em Lisboa e no Porto e se prolonga até ao dia 1 de novembro. Por 3 euros, nos estabelecimentos aderentes, vai poder degustar uma tapa especialmente concebida para o evento, que nesta edição terá obrigatoriamente de ter um ingrediente de conserva e uma cerveja.

Na sessão de apresentação da iniciativa, que teve lugar no Mercado de Santa Clara, tivemos oportunidade de provar tapas feita com anchovas e pimentos, outra de sardinhas e queijo, bem como uma feijoada de mexilhão. A prova de que, com apenas com uma lata de conserva, é possível fazer as tapas mais inesperadas e originais. A organização desafiou os chefes a preparar um petisco simples, mas de excelente apresentação. Conservas de sardinha, lula, polvo, vieiras, mexilhão, cavala, atum, petinga, anchova, bacalhau, salmão, entre outras, combinadas com ervas aromáticas e outros condimentos, vão brilhar nesta edição dedicada às conservas nacionais.

À semelhança das edições anteriores, a Rota das Tapas concentra-se nas zonas históricas dos bairros de Lisboa e do Porto: Cais do Sodré, Rossio, Alfama, Bairro Alto, Príncipe Real, Madragoa, Baixa do Porto e Ribeira.

Lisboa conta com 50 estabelecimentos aderentes e o Porto com 29 pontos para tapear. Para facilitar a deslocação entre os bairros Lisboetas os já habituais Tuk Tuk Estrella Damm vão circular pelas ruas. Junte até 6 amigos, 2 carimbos no mapa da Rota de Tapas e apanhe boleia para o bairro seguinte num dos três terminais (Sé, Chiado – Largo Barão de Quintela ou Jardim de Santos), de quinta a sábado entre as 19h30 e as 23h.

No Porto há também um roteiro turístico oferecido pela Estrella Damm Bus. Depois de tapear e juntar 4 carimbos, pode descobrir a cidade de forma diferente e original. As viagens estão disponíveis de sexta e sábado das 18h30 às 00h30 e domingo das 16h às 20h, com paragens no Rivoli ou Palácio da Bolsa.

Associada a esta Rota das Tapas volta também a ser promovido um concurso para os estabelecimentos aderentes, onde serão escolhidas as duas melhores tapas da Rota de Tapas Estrella Damm. Uma das tapas é eleita pelos consumidores, através do passaporte de participação, e a outra será votada por um júri profissional constituído por elementos da organização e, em Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e no Porto, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Os mapas de Lisboa e Porto estão disponíveis na rede para download. Começe já a planear a seu percurso para os próximos 18 dias!

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.