Rota das Tapas Dedicada À Fusão De Sabores Começa Hoje

Reportagem de Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Fusão de Sabores é o tema da próxima edição da Rota de Tapas Estrella Damm, que começa já esta quarta-feira e se prolonga até ao dia 5 de junho. A iniciativa que alia o gosto por tapear, beber uma boa cerveja e conviver regressa às cidades de Lisboa e Porto e estende-se, pela primeira vez, a Braga.

Pelo valor de três euros vai poder degustar a tapa que cada restaurante preparou para esta Rota e uma cerveja Estrella Damm (0,25cl). O desafio colocado aos chefes, foi no sentido de combinares ingredientes e surpreender os clientes com as suas propostas.

Durante a apresentação, que decorreu ontem no Kitchen Under Creation, tivemos oportunidade de provar 3 tapas feitas para esta iniciativa. O Prego da Peixaria apresentou o Mini Motard, feito pelo chefe Ivo Oliveira, que combina um bife de vazia maturada, chouriço de barrancos e ovo de codorniz em caco de cebola.

No El Clandestino, o Chefe Flávio Sobral criou a Quesadilla de Cogumelos e Flor de Courgette, feita com Cogumelos, Flor de Courgette, Cebola e Queijo Oaxaca a envolver todos os ingredientes.

Do Boca Café provámos ainda o Tapa Boca, que consiste numa Brusqueta com Guacamole e Boqueron marinado em Vinagre de Cidras. A tapa é assinada pelo chefe André Duarte.

Em Lisboa, para facilitar a deslocação entre os bairros, circulam os já habituais Tuk Tuk Estrella Damm. Junte Levam até seis pessoas e para apanhar esta boleia basta ter 2 carimbos no mapa da Rota de Tapas Estrella Damm. Os tuk tuk parte de três terminais na Sé, Rua Garret no Chiado (junto à Bertrand) e Jardim de Santos, de quinta a sábado entre as 19h30 e as 23h00.

No Porto, o roteiro turístico pode ser feito a bordo do Estrella Damm Bus. Para o embarque, vai precisar de 4 carimbos no mapa e .esta viagem encontra-se disponível sexta e sábado das 18h00 às 00h00 e domingo das 16h às 22h, com paragem em dois terminais (Largo dos Leões e Trindade).

Ao percorrer a Rota de Tapas, os participantes podem habilitar-se a ganhar uma viagem a Barcelona para duas pessoas e um jantar num restaurante gourmet de referência de tapas. Para concorrer, só têm que preencher o passaporte destacável do mapa com 3 carimbos de diferentes locais, deixá-lo na tômbola de um dos restaurantes aderentes, inspirar-se e tirar a melhor fotografia com Estrella Damm e a sua tapa preferida, partilha-la na página de Facebook de Estrella Damm. Se a sua fotografia for uma das 10 mais votadas pode ser o grande vencedor.

Há também um concurso para os estabelecimentos aderentes onde serão escolhidas as duas melhores tapas da Rota de Tapas Estrella Damm. Uma das tapas é eleita pelos consumidores, através do passaporte de participação, e a outra será votada por um júri profissional constituído por elementos da Estrella Damm e, em Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Porto, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e, em Braga, pela Associação Comercial de Braga.

Participam nesta edição 54 restaurantes em Lisboa, 29 no Porto e 21 em Braga.

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.