Romaria De Nossa Senhora D’Agonia Em Exposição

Pela primeira vez em 248 anos, a festa da Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, não se festeja nas ruas. Numa edição em formato especial, sob o mote “Sentir as festas d’Agonia”, a Estação Viana Shopping acolhe a exposição fotográfica Mater, do fotógrafo e designer vianense Rui Carvalho.

A mostra conta com cerca de 30 imagens, com dimensão 3×2 metros, em vários locais do Centro como Praça Central, Piso 1 e Piso 2 e em diversos formatos.

Mater, que significa “mãe” e nos remete para a “mãe que cuida”, ou seja, para a Nossa Senhora d’Agonia, é uma homenagem e reconhecimento do fotógrafo aqueles a quem devemos a preservação desta tradição, geração após geração. Foi em 1772, com os homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português, que nasceu a rainha das romarias, que ainda hoje é repetida, anualmente, na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria nasceu da fé e devoção dos pescadores de Viana do Castelo à sua padroeira e “Não é só a devoção que as gentes da Ribeira de Viana do Castelo têm pela Senhora d’Agonia, é mais do que isso! É um carinho como de um filho que cuida da sua mãe, um respeito e uma devoção que se transformam em força e garra nos momentos mais difíceis”, afirma Rui Carvalho, o autor.

A exposição, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da VianaFestas, pode ser visitada até ao dia 31 de agosto na Estação Viana Shopping.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.