Romance A Assassina Da Roda É Adaptado Ao Teatro

O romance A Assassina da Roda, da jurista e cronista Rute de Carvalho, publicado em 2020 pela Guerra & Paz, é adaptado pela autora ao teatro, com estreia prevista no Teatro da Trindade Inatel, em fevereiro.

Um crime aterrador, hediondo, arrepiante: corria o ano de 1772 quando uma jovem de apenas 22 anos matou 33 crianças deixadas na roda da Misericórdia de Coimbra. 

Julho de 1772. Na Casa da Suplicação, em Lisboa, agitam-se as hostes perante ruas fervilhantes de um povo acicatado pelos terríveis actos cometidos por uma assassina. Luiza de Jesus é acusada de ter assassinado 33 crianças, expostas na roda da Misericórdia de Coimbra. O que pode ter levado uma jovem mulher a matar impiedosamente inocentes? Quem é ela afinal?
Estas perguntas desassossegam o espírito do intendente Pina Manique, seu julgador. Deambulando entre Lisboa, Coimbra, Figueira de Lorvão e até a Galiza, será possível encontrar respostas? Tradição e mística milenar poderão, afinal, coexistir?
Um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos: aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova.
Os horríveis e sanguinários pormenores da execução pública desta assassina serão suficientes para que a «memória de semelhante monstro» não desapareça?

Luiza de Jesus – A Assassina da Roda será encenada e interpretada pela atriz Maria Henrique e estará em cena no Teatro da Trindade Inatel entre os dias 11 de fevereiro e 21 de março. As datas anunciadas no site oficial do teatro poderão sofrer alterações, caso o dever cívico de confinamento e as consequentes restrições profiláticas sejam renovadas. 

Ciente dessa possibilidade, a autora publicou uma nota na qual afirma que «em tempos de incerteza, o trabalho avança e a determinação aumenta. Vamos fazer acontecer o que nos alimenta a alma. Vamos honrar o esforço de resiliência inimaginável da maravilhosa equipa que, nos últimos meses, trabalhou com o coração. A 11 de fevereiro ou depois. Luiza de Jesus – A Assassina da Roda vai estrear no Teatro da Trindade.»

O romance, de 272 páginas, está à venda por 15,90 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.