Rock In Rio Lisboa – A Cidade Do Rock Abre Portas Esta Semana

Reportagem de Tânia Fernandes

É já na próxima quinta-feira que abrem as portas da Cidade do Rock em Lisboa. Estão previstas mais de 100 atuações musicais, nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio, ao longo de 12 horas por dia no Rock in Rio Lisboa. Brunce Springsteen, Queen + Adam Lambert, Hollywood Vampires, Maroon 5 e Avicii são os cabeças de cartaz.

O Festival volta a ocupar o Parque da Bela Vista, distribuindo-se por 200 mil metros quadrados. Nesta edição, vai contar com cinco palcos, uma área VIP, mais de quinze espaços de restauração (este ano com a introdução de cozinha de autor), zona de diversão (o slide que atravessa o recinto e, no topo, a roda gigante) e stands de marcas repletos de animação e passatempos para os visitantes.

Uma das novidades do recinto é a criação de um Centro de Controlo Operacional (CCO). O espaço junta várias entidades e permite visionar imagens do recinto, em tempo real.

Será também o primeiro festival a utilizar soluções Smart Cities, que vão monotorizar recursos como a utilização de água, energia ou lixo. Entre elas, uma será disponibilizada ao público em geral, na APP do RIR e pode-se revelar útil: tem a ver o trafego e ocupação de WC’s.

Rock in Rio preview

No final da semana passada, durante a visita da imprensa ultimavam-se os últimos detalhes, com algumas zonas do recinto já a conseguir mostrar um pouco do que virá a ser a festa nos próximos dias.

O Palco Mundo tem uma área de 2.100 m2, com 75m de comprimento, 25m de altura, 250.000 watts de som e mais de 300 projetores.  Os espetáculos começam, neste espaço, às 19h00, com a apresentação do Rock in Rio – O Musical. Trata-se de um novo formato de entretenimento e uma das grandes apostas desta edição, que junta, em palco, 25 artistas. Neste palco as atuações terminam pelas 02h00 (com exceção do último dia, 29 de maio, que termina pelas 01h00).

No Palco Vodafone as atuações têm lugar entre as 16h45 e as 21h00.

A Eletrónica surge, nesta edição, com um novo visual, semi-coberto. No interior a dance floor está agora mais espaçosa e a estrutura transparente permite maior integração com o Parque.

Uma das principais novidades deste palco é a piscina, onde, diariamente,serão realizadas pool parties, animadas por vários DJs consagrados.

As pool parties, inspiradas nas festas míticas da cidade de Las Vegas (por onde o evento passou em 2015), decorrem nos cinco dias de evento entre as 18h00 e as 21h00. Às 22h00 sobe à cabine o primeiro DJ, sendo que a última atuação termina pelas 04h00.

Rock in Rio previewA Rock Street vai, este ano, cheirar a Brasil. Haverá música, dança, capoeira, e outras artes, que vão trazer até ao Parque da Bela Vista a cor, o ritmo e o folclore do povo brasileiro. Esta rua conta, como é habitual,  com lojas e espaços de ativação de marca. A animação começa às 16h15 e termina às 22h00.

A Street Dance mudou para uma das laterais do Palco Mundo e tem curadoria da Jazzy Dance Studios. Nesta edição, o público vai poder subir ao palco e mostrar que também sabe dançar. As atuações começam pelas 17h00 e terminam pelas 22h00.

Ficámos ainda a conhecer os camarins, que vão receber as bandas que atuam neste Festival. Há uma zona comum, com alguns detalhes a remeter para o local onde se realiza o RIR, como as almofadas e algumas peças revestidas a tecido estampado com motivos de azulejo português.

Para comodidade do público a organização volta a disponibilizar o serviço de bengaleiro, gratuito, que se encontra junto à rotunda da Bela Vista.

Transportes:

À ida, a carris assegura transporte regular nas carreiras 755, 793, 794, 705, 708, 722.

À volta estão previstos serviços especiais:

Carreira F | Av. Almirante Gago Coutinho – Cais do Sodré [Av. Almirante Gago Coutinho (Av. José Régio), Rotunda do Aeroporto, Av. Brasil, Campo Grande (jardim), Entrecampos, Saldanha, Marquês de Pombal, Restauradores, Rossio, Praça do Comércio, Cais do Sodré].

Carreira C| Bela Vista – Oriente [Bela Vista (Rua Cidade de Bratislava), Av. Marechal Gomes da Costa- Rotunda de Cabo Ruivo, Av. Infante D. Henrique, Av. Índico, Estação Oriente].

Horários: Entre as 00h30 e as 04h00, sem horários pré-estabelecidos e em conformidade com a afluência de passageiros verificada no local.

Todas as paragens intermédias são realizadas mediante indicação prévia, através do sinal stop. Nestas carreiras não são aceites passes.

Os bilhetes diários de acesso ao Rock in Rio Lisboa encontram-se à venda nos locais habituais e têm um custo de 69 euros.

Cartaz

19 de maio 20 de maio 27 de maio 28 de maio 29 de maio

Palco Mundo

Bruce Springsteen Queen+Adam Lambert Hollywood Vampires Maroon 5 Avicii
Xutos & Pontapés Mika Korn Ivete Sangalo Ariana Grande
Stereophonics Fergie Rival Sons D.A.M.A & Gabriel O Pensador Charlie Puth
Rock in Rio O Musical Rock in Rio O Musical Rock in Rio O Musical Rock in Rio O Musical Rock in Rio O Musical

Palco Vodafone

Black Lips Boogarins Metz Real Estate Hinds
Keep Razors Sharp Sensible Soccers Glockenwise Capitão Fausto B Fachada
vodafone wild card vodafone wild card vodafone wild card vodafone wild card vodafone wild card

Palco EDP Rock Street

Mart’nália
canta Martinho da Vila
Mart’nália
canta Martinho da Vila
Léo Gandelman
toca Tom Jobim e Noel Rosa
Toni Garrido
canta Tim Maia
Toni Garrido
canta Tim Maia
Serjão Loroza
canta A Malandragem Carioca
Serjão Loroza
canta A Malandragem Carioca
Ciro Cruz
toca O Nordeste do Brasil
Simoninha
canta Jorge Ben Jor
Simoninha
canta Jorge Ben Jor

Line-up ELETRÓNICA

MANO LE TOUGH CARL COX HUDSON MOHAWKE ALOK GUS GUS (live)
PSYCHEMAGIK OCTAVE ONE (live) NIGHTMARES ON WAX SIGALA RODRIGUEZ JR
PIXEL 82 DJ VIBE SERGINHO DIEGO MIRANDA PARANOID LONDON
MIGUEL QUINTÃO & ÁLVARO COSTA CONTI & LEOZINHO BEATBOMBERS PEDRO CAZANOVA LOUISAHHHH
FANDANGO CARLOS MANAÇA JOHN PLAYER SPECIAL AMANDA CHANG RENATO RATIER
DUARTE

POOL PARTIES

MARY B FAUVRELLE DJ NERI DYNAMIC DUO RAMBOIAGE
DJ AL DJ POPPY HOLLY OLGA RYAZANOVA CRUZ & KAEZER
C.V.L.T PAUL DAY GROGNATION DAN MAARTEN HNRQ

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.