Rita Ribeiro Apresenta BOCAge

BOCAge é a nova peça de teatro, que vai subir ao palco do Teatro Armando Cortez, já a partir do dia 13 de setembro, e que conta com as interpretações de Rita Ribeiro, Sandra José e Mafalda Rodrigues.

“Esta é uma comédia de escárnio e bem dizer, numa celebração de homenagem que pretende brindar ao poeta “maldito”. Bocage, o mais importante poeta português do século XVIII, é o pretexto deste espetáculo teatral único que pretende dar a conhecer a obra e verdade do poeta, “o mais honesto homem para se amar”. Porque a ousadia de Bocage em viver a verdade na sua vida deve ser festejada, as três atrizes ousam subir a palco de cabelo ruivo e lábios vermelhos”, explica a produção em comunicado.

A peça nasceu da vontade irreverente do grito pelas verdades escondidas na poesia do poeta. Em cena, três mulheres gritam as suas verdades ao mundo, numa viagem entre épocas que bem podiam ser a mesma. Tudo encaixa e, apenas o olhar com que as vemos, nos dará as diferentes formas de ler Bocage. As atrizes darão a cara às verdades escondidas do poeta, ao som de música ao vivo, num espetáculo que se torna num canal artístico para dar a conhecer a obra de Manuel Maria Barbosa Du Bocage, igualado a ilustres poetas como Luís de Camões ou Antero de Quental.

” Um Hino à Verdade”

As palavras ditas a cru, sem receio de alheios e freios, é o que as faz serem apetecidas, repetidas e gozadas em voz alta. E, se do amor já se ouviram mentiras, em “Bocage”, o mais honesto homem para se amar, do amor só se ouvirão verdades.

Bocage ficou conhecido pela sua poesia jocosa, e foi apelidado de “O Poeta Maldito”. Nasceu em Setúbal em 1765, pertenceu à Marinha de Guerra, passou pelo Brasil e pela Índia, e faleceu em Lisboa em 1805.

Quem não conhece o episódio associado ao Café Nicola?

Quem és tu? De onde vens? E Para Onde Vais?
Sou o Poeta Bocage, venho do Nicola e vou para o outro lado se disparas a pistola!

Rita Ribeiro produz e interpreta, João Ascenso encena, Sandra José assina o texto e também interpreta e Mafalda Rodrigues dá vida à outra personagem em palco.

Destaque ainda para os figurinos da autoria de Dino Alves e música original de Artur Guimarães e Tiago Pirralho, que acompanham ao vivo.

BOCAge – ousadia do “Poeta Maldito” é um espetáculo para maiores de 16 anos e vai poder ser visto no Teatro Armando Cortez, em Carnide, de 13 setembro a 7 outubro, com sessões às 18h00 e às 21h45; e depois na Casa do Coreto, Lua Cheia Teatro, em Carnide, de 11 a 14 outubro, com sessões quinta-feira a sábado às 21h45, domingo às 17h00.

Os bilhetes custam 15 euros  (e são gratuitos para ruivos e ruivas naturais) e podem ser adquiridos nas bilheteiras das salas em exibição e online.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.