Ria de Aveiro Em Festa Este Fim de Semana

image005 (1)

Decorre este fim de semana a 3ª edição do Ria de Aveiro Weekend, que apresenta uma programação muito variada, desde Regatas de Moliceiros, a um espetáculo de videomapping e concertos.

Em destaque vai estar um espetáculo de videomapping, que irá ser projetado na fachada principal da Fábrica Jeronymo Pereira de Campos. Assinada pelo atlelier O CUBO, esta projeção dá a conhecer o património natural da Ria e suas atividades locais e promete inundar de luz e cor a antiga fábrica de azulejos em Aveiro.

Ria de Aveiro – A Paixão Que Nos Une é o nome do espetáculo, e conta ainda com a participação de alunos de escolas da cidade. As projecções vão lugar nos dias 26, 27 e 28 de junho, às 22h00, 23h00 e 24h00.

Outro ponto alto do fim de semana vai ser a Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, na tarde de sábado. As tradicionais embarcações partem da Torreira, na Murtosa, às 14h30 e chegam à cidade por volta da 17h00, numa regata que é de competição.

Mais tarde, pelas 18h00, vai haver a oportunidade para um batismo de vela. Há ainda um encontro de embarcações clássicas para ver.

No domingo, pelas 10h00, é vez do Concurso de Pinturas de Proas de Moliceiros, no Largo da Fonte Nova, em Aveiro, onde também se poderá assistir ao tradicional desfile de Moliceiro à vara. À tarde, a partir das 15h30, as embarcações regressam à água para agitar as correntes da Ria com mais uma regata, esta apenas de exibição.

 

Em Estarreja vão decorrer vários momentos que desafiam os participantes a descobrir os encantos do BioRia, no Ribeiro e o Percurso de Salreu, em passeios de kayak, bicicleta ou até de carro elétrico.

Completam o programa exposições, visitas às principais atrações do território e ainda momentos musicais, como um concerto de Luísa Sobral, no domingo, às 18h00, no Centro Cultural de Ílhavo.

 

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.