Reservatório Da Mãe D’Água Das Amoreiras Acolhe Exposição Imersiva Sobre Monet & Klimt

O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa, foi o local escolhido para acolher a exposição imersiva Impressive Monet & Brilliant Klimt, produzida pelo atelier OCUBO, e que chega a Lisboa a 26 de novembro, depois de uma passagem pelo Porto.

Até 28 de fevereiro de 2021, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras “vai converter-se no local de eleição para acolher esta mostra multimédia, que evoca a obra de dois dos grandes génios da pintura mundial”.

A transformação operada no lugar fará emergir o conceito de uma nova galeria de arte — a Immersivus Gallery Lisboa —, que estará destinada a acolher uma programação variada nos próximos meses. O formato imersivo destes eventos, e em particular de Impressive Monet & Brilliant Klimt, vai coabitar de forma perfeita com as principais componentes do edifício da cisterna, com a cascata, o espelho de água e as colunas que sustentam um tecto de abóbadas a servirem de cenário para um espetáculo contínuo de coloridas e animadas projeções 360º e de vídeo mapping.

No caso de Impressive Monet são fornecidas ao espectador um vasto conjunto de imagens representativas do autor de reconhecido carácter impressionista. Para além de disponibilizar os quadros mais icónicos, sugere e revela o que está para lá dessas obras, as paisagens, os acontecimentos e tudo que a moldura não deixa entrever, um lado oculto que se desvenda.

Por outro lado, em Brilliant Klimt, a temática sobre o artista austríaco consagra uma visão em que “o manual de instruções” para ver a mostra se faz a partir de O Beijo, obra nuclear no legado artístico do pintor vienense. É a partir desse quadro essencial que se expande a perspectiva, enquanto fio condutor, para a apresentação da globalidade do trabalho do criador simbolista.

As sessões de Impressive Monet & Brilliant Klimt decorrem de terça a domingo, em horários sujeitos a ajustes mediante as medidas decretadas no âmbito do estado de emergência.

Os bilhetes estão à venda online e nos locais, e custam 12 euros, para visitantes dos 4 aos 17 anos, seniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes no concelho de Lisboa e 15 euros, o bilhete normal. O “pack de família” custa 10 euros por pessoa, e é válido para dois adultos e uma ou mais crianças/jovens dos 4 aos 17 anos. Existe ainda um bilhete Premium (20 euros), que permite assistir ao espetáculo a partir de uma plataforma flutuante. Crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito.

Existem ainda bilhetes combinados, entre os 17,50 euros e os 25 euros, para a exposição e para o Magical Garden, que se encontra a decorrer no Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa, em Belém, até 10 de janeiro de 2021.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.