Reguengos de Monsaraz eleita Cidade Europeia do Vinho 2015 e integra Cante Alentejano nas celebrações

alentejo_darksky (1)Reguengos de Monsaraz conquistou recentemente o título de Cidade Europeia do Vinho 2015, numa eleição realizada em Espanha, mais concretamente em Jerez de la Frontera.

Neste sentido, a realização da Gala Anual da Cidade Europeia do Vinho e dos Congressos Internacionais da Vinha e do Vinho e das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo ou a dinamização de estágios para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas são algumas das muitas iniciativas a serem postas em prática pelo município no próximo ano.

Para a Entidade Regional de Turismo, o selo de “Cidade Europeia do Vinho 2015” é revelador das boas práticas que têm vindo a ser implementadas por Reguengos de Monsaraz, em particular, e pelo Destino em geral, para promover e requalificar um dos produtos endógenos de excelência do território.

A propósito do reconhecimento internacional do Cante Alentejano como património da humanidade, foi anunciado que o mesmo será integrado nas iniciativas e divulgado junto de todos os participantes nacionais e estrangeiros. Vão ainda ser colocadas faixas comemorativas da classificação desta arte pela UNESCO nos Paços do Município e nas freguesias do Concelho.

alentejo_darksky (7)Na Casa do Cante, inaugurada pela autarquia de Reguengo de Monsaraz no ano passado, procurou criar-se um espaço que vise a promoção, exaltação e estudo do Cante Alentejano e que seja também um local para ensaios e atuações de todos os grupos corais do concelho. Na Casa do Cante há uma área interpretativa sobre o Cante Alentejano e um auditório com estúdio para gravações de cd’s para os grupos corais. Os turistas e todos os visitantes deste espaço poderão conhecer o Cante Alentejano, participar em ensaios dos grupos corais e levar um registo em cd ou em dvd dessa experiência.

Por Teresa Leal
Fotos de Elsa Furtado
 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.