Regresso Às Aulas

Por Rita Silva

Recomeça a Escola. E se, para alguns é um voltar a cantos conhecidos e rever velhos amigos, para outros é conhecer novos lugares e altura de estrear amizades.

Os pais esses, já percorreram os 100 metros barreiras na compras do material escolar, desesperaram com os livros, perceberam que os pés pequenos cresceram e alinharam pontas de cabelos.

É o Ano Novo! É aqui que ele começa até acabar lá para meados de junho.

Neste (re)começo muitas dúvidas e ansiedades surgem. A integração, as regras da escola, a empatia dos professores e a simpatia dos pares.

Na escola, como na vida, esta incerteza do que se vai encontrar pela frente.

A impossibilidade de controlar e prever todas estas variáveis externas, deixa-nos com uma certeza apenas: o nosso apoio e empatia como pais trará essa serenidade, esse porto de abrigo necessário.

E se o abraço é mais apertado no primeiro dia de escola, se atrás das nossas pernas se escondem 2 olhos receosos mas prontos para descobrir um novo mundo, essa segurança e carinho dar-lhes-ão a certeza de que são amados e estão protegidos.

Desenrolam-se então as velas do barco da aprendizagem, da aventura e das amizades que farão as memórias dos nossos filhos.

Rita Silva é Mãe de 2 piratas, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de adolescentes e adultos, Terapeuta de apartamentos e costureira nos tempos livres.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.