Receita Peixe No Sal

Por Fátima Moura - Conversas À Mesa

Robalo no Sal

Ingredientes:

  • Robalo com cerca de 1,800 g
  • 3 kg de sal bem grosso (o Corte Inglès vende um especial para o efeito)
  • 3 claras
  • 1,5 dl de água

Preparação:

É assim que eu o faço:
Lavo o peixe rapidamente e seco-o muito bem com papel de cozinha. O ideal será usar o peixe ainda com as escamas e que tenha sido amanhado através dos opérculos, para não ter outros orifícios. Mas se estiver sem escamas e aberto na barriga, não se preocupe, pode sempre usá-lo.
Aqueço o forno a 200ºC.
Uso sal bem grosso, para que tenha bastante humidade no seu interior. A finalidade da capa de sal é justamente evitar que o peixe seque. Para um peixe com este tamanho à volta de 3 kg de sal bastam. Despejo o sal numa tigela grande. Numa outra tigela pequena, bato 3 claras com 1,5 dl de água até começar a fazer espuma. Vou despejando sobre o sal e envolvendo. Deixo descansar um pouco, porque se houver água a mais posso sempre escorrê-la.
No tabuleiro do forno, espalho cerca de um terço do sal. Coloco o peixe bem seco e cubro com o resto do sal. Levo ao forno e, passados 5 minutos, baixo o lume para 180ºC. Para um peixe deste tamanho, 30 minutos são suficientes.

Acompanhamento:

Ao mesmo tempo que asso o peixe, assei também batatinhas com sal e azeite, que também demoram mais ou menos 30 minutos.
Na Bimby, fiz uma maionese super rápida e fácil com metade de azeite alentejano e metade de óleo vegetal o mais neutro possível.

Acompanho o peixe com as batatinhas assadas, a maionese e uma salada verde.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.