Receita De Bolo De Iogurte

Por Teresa Leal - Teresa Vai de Férias

Em minha casa existe sempre um bolo, sem coberturas, económico e fácil de fazer.

Devido a algumas restrições alimentares aprendi a adaptar a receita tradicional aos intolerantes ao glúten e considero que nem correu nada mal. Como uso sempre a mesma receita, para não cansar introduzi um elemento variável que altera todas as semanas, espero que gostem.

Ingredientes:

4 Ovos
1 Iogurte (o que tiver no frigorífico)
1 Laranja
75 Gr. De coco ralado
1 Medida da embalagem do iogurte cheia de óleo
4 Medidas de açúcar
4 Medidas de farinha com fermento (mais uma colher de chá de fermento) para o bolo tradicional.

Para quem tiver problemas com a digestão do trigo, pode trocar por 1 medida de farinha de milho, 1 medida de farinha de arroz, 1 medida de farinha Maizena e 1 medida de farinha sem glúten. Quando quero fazer bolo de “chocolate” em vez da medida de farinha sem glúten utilizo 1 medida de farinha de alfarroba. Não esquecer 1 colher de chá de fermento em pó sem glúten. Todos estes produtos estão à venda nas grandes superfícies.

Preparação:

Comece por colocar os elementos líquidos e depois os sólidos numa taça alta reservando o coco para o final. Bata na velocidade máxima da batedeira elétrica durante cerca de 7 a 10 minutos.

Adicione o coco, misture suavemente com a colher de pau e depois o elemento variável. Costumo utilizar passas de uva, amêndoa ralada, maça ou cenoura ralada, doce (neste caso quando o bolo estiver na forma coloco 3 colheres de doce no bolo e não mexo) ou nozes picadas.

Vai ao forno em forma untada com óleo. Quando o palito sair quase seco o bolo está pronto. Especialmente quando se utiliza farinhas sem glúten convém ter cuidado para não secar demasiado.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.