Realidade Aumentada Em Demonstração Na Expo Sync Lisboa

Reportagem de Tânia Fernandes e António SIlva

RALI - Realidade Aumentada em Lisboa

Chegar a um castelo, apontar o dispositivo móvel e ser recebido por um guerreiro medieval ou com recurso a óculos de Realidade Aumentada, visitar o interior de uma casa, que ainda se encontra em maquete, como se ela já estivesse construída, no local pretendido, são algumas das demonstrações que vai poder fazer no espaço RALI, integrado na ExpoSync Lisboa, a decorrer na FIL até ao próximo dia 23 de outubro.

A tecnologia de Realidade Aumentada, que compreende a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real, popularizada pelo jogo Pokemon Go, tem já exemplos muito conctretos aplicáveis ás áreas do Turismo, Educação e Arquitetura. O espaço organizado pela IT People Innovation pretende ser, até domingo, um local de encontro para interessados pela tecnologia de Realidade Aumentada e as suas potencialidades. palestras, workshops, demonstrações de produtos e apresentação de novidades que ainda não foram lançadas no mercado fazem parte do programa.

Ontem tivemos oportunidade de assistir à apresentação de Rui Milagaia sobre os óculos de Realidade Aumentada HoloLens, desenvolvidos pela Microsoft. Apresentados em Portugal no final de setembro, os HoloLens ainda só estão disponíveis nos EUA e no Canadá, mas já atraem muitos curiosos no mercado europeu, pelo facto de aliarem os conceitos de Realidade Aumentada a uma capacidade para juntar uma camada de informação ao ambiente onde o utilizador se movimenta, de forma inteligente.

Tiago Pereira, Fundador da startup MTG Manager, Carlos Luiz, Diretor de Business Development na Municípia ou Vera Ferreira e Nilza Paraíba (Revigrés) são alguns dos oradores que vão passar pelo palco do RALI para partilhar casos práticos e colocar a Realidade Aumentada na ordem do dia.

Empresas como a EPSON, os CTT, o Jornal Económico ou o Passado Vivo, farão também apresentações e demonstrações de novidades utilizando Realidade Aumentada,. O palco do evento contará ainda com apresentações de projetos académicos e de inovação desenvolvidos por alunos e por empresas.

A Expo Sync Lisboa, 1º Salão de Tecnologias Audiovisuais e Musicais, Fotografia e Multimédia é um novo evento, para profissionais, aberto ao grande público com interesse nas tecnologias de consumo, som e imagem. Combina uma mostra dinâmica de equipamentos e soluções, com a realização de conferências, masterclasses e workshops nas áreas da Fotografia, Vídeo e Cinema, Produção Musical, Som & Iluminação, Comunicação Visual, Televisão e Multimédia.

Decorre no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), até domingo, dia 23 de outubro, sexta e sábado, das 10h00 às 23h00 e domingo das 10h00 às 20h00.
A entrada custa 5 euros. (2,50 para estudantes e séniores).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.