Quinzena de Dança de Almada a decorrer até 11 de Outubro

O espetáculo A Quiet Moment, uma criação de Bruno Duarte, abriu a 28º edição da Quinzena da Dança em Almada, que decorre até 11 de outubro.

O programa inclui quatro espetáculos de companhias convidadas, um workshop vivencial, três mesas-redondas, quatro programas da Plataforma Internacional, três sessões de vídeo-dança e atividades distribuidas por seis espaços, entre Almada e Lisboa incluindo um percurso pelas ruas da cidade velha.

A Quinzena da Dança inaugurou com o espetáculo A Quiet Moment, uma criação de Bruno Duarte para a Companhia de Dança de Almada, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite. O festival apresenta espetáculos de coreógrafos convidados de Portugal com Alento, de Pedro Ramos (Ordem do O), a 26 de setembro; de Espanha com Ballroom + Yo Solo Quería Bailar, de Laura Lliteras e Marina Fullana (Cia. UNAiUNA), a 3 de outubro – ambos no Auditório Municipal Fernando Lopes Graça -; e o espectáculo infantil Do Pé Para a Mão Criado e interpretado por Ângela Ribeiro e Susana Rosendo (EmbalArte).

Terá ainda uma residência das coreógrafas da companhia UNAIUNA, com vista à criação de um novo trabalho e abandonando os espaços fechados, irá promover o workshop performativo Sensorial Walking com Rui Filipe Antunes no âmbito do projecto TEPe (Technologically Expanded Performance – PT) que percorrerá as ruas de Almada dia 3 de outubro. Da programação, destaque ainda para a plataforma coreográfica internacional que surge em novos formatos streaming para programadores. Este ano oferece quatro programas, com representantes de 10 países (Bielorrússia, Bélgica, França, Espanha, Israel, Equador, Holanda, Suiça, Portugal, e um particular destaque para a Alemanha), a decorrer entre 9 e 11 de outubro.

Este ano, à habitual mostra de vídeodança com 25 filmes de vários realizadores e coreógrafos, acrescenta a apresentação do documentário longa metragem Danzantes, de Juan Vicente Chuliá, a 25 de setembro, e uma sessão sobre criações para o ecrã realizadas em período de confinamento a 8 de outubro. A Mostra contará com a presença de alguns criadores através de vídeo. Haverá ainda mesas redondas com profissionais convidados que debaterão temas pertinentes aos profissionais da dança no âmbito dos projetos europeus Up2DANCE e CLASH!

Reservas, inscrições e bilhetes para a programação consulte no site do festival.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.