Quatro Sugestões De Leitura Para Celebrar O Dia Internacional Do Livro Infantil

Para assinalar o Dia Mundial do Livro Infantil, celebrado hoje, dia 2 de abril, o C&H deixa-lhe aqui 4 sugestões de livros com histórias que valem a pena ler aos mais novos (entre os 6 e os 10 anos). São eles: Como Cozinhar Uma Criança, de Afonso Cruz; O Pequeno Livro dos Medos, de Sérgio Godinho; As Três Finórias e Outras Histórias, de António Torrado; e De Londres Ao Porto Numa Gaivota, de Inês Cardoso e Rita M. Pereira.

O Pequeno Livro dos Medos, de Sérgio Godinho, com edição da Assírio & Alvim.

Escrito e ilustrado por Sérgio Godinho, este livro fala-nos dos medos da infância, alguns mais fortes que nós, de como ultrapassamos outros (…o cavalo chegou-se à minha mão aberta, que tremia com a maçã em cima. Era a única coisa que lhe podia dar. Foi a única coisa que ele levou. Adeus cavalo, adeus medo dos cavalos.). Até à história que o avô Francisco Magalhães, tipógrafo de profissão, escreveu para o seu filho João de cada vez que ele tivesse medo.
Porque o medo também faz parte de nós (quem não tem medo?) mas quando começa a ser exagerado é preciso controlá-lo, nem que para tal seja preciso saltar, correr, espernear, lutar, falar, responder, perguntar, ou, muito simplesmente, pensar.
Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura, sendo recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e a leitura com apoio do professor ou dos pais.

É um livro de capa dura, com 48 páginas. Tem um custo de 14,40 euros.

Como Cozinhar Uma Criança, de Afonso Cruz, de Afonso Cruz (março de 2019), com o selo Alfaguara.

Do premiado autor Afonso Cruz, uma história para desafiar o palato de pequenos e grandes leitores.
Junta os melhores ingredientes, traz panelas e tachos, frigideiras e grelhadores, chapéu de cozinheiro, colheres de pau e avental, e muitas especiarias, porque vamos aprender a cozinhar uma criança.
Al dente!

É um livro de capa dura, com 32 páginas. Tem um custo de 13,90 euros.

 

As Três Finórias e Outras Histórias, das edições ASA.

Conjunto de cinco estórias pertencentes à tradição oral portuguesa e recontadas por António Torrado, com ilustração de Maria João Lopes.

O livro inclui as estórias: As Três Finórias; A Bela Micaela e o Monstro da Pata Amarela; Donzela Que Vai à Guerra; A Tristeza da Princesa e o Coelho Vermelho; Gustavo, o Estrejeitante Aprendiz

É um livro de capa dura, com 64 páginas. Tem um custo de 11,90 euros.

 

De Londres Ao Porto Numa Gaivota, de Inês Cardoso, com ilustração de Rita M. Pereira, da Porto Editora.

A viver em Londres há 427 dias, Sofia descobre, após uma pergunta do seu professor, que lhe faltam as palavras certas para traduzir as saudades do mar e do gelado de morango feito pela avó. Será que longe de casa os sonhos podem continuar a cheirar ao manjerico da noite de São João?

É um livro bilingue de capa dura, com 32 páginas. À venda por 12,90 euros.

O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento internacional comemorado desde 1967, no dia 2 de abril, data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805. Chama-se assim a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.