Quais São Os 12 Melhores Livros De Ficção De Autores Portugueses Do Último Século?

Quais São os 12 Melhores Livros de Ficção Narrativa De Autores Portugueses Do Último Século? Este foi o desafio que a revista Estante, da FNAC, apresentou a algumas figuras conhecidas do panorama Cultural Nacional.

Deste grupo selecto fizeram parte Carlos Reis, Clara Ferreira Alves, Isabel Lucas, Manuel Alberto Valente e Pedro Mexia, que elaboraram uma lista unânime e que inclui entre os 12 Melhores, dois autores vivos – Agustina Bessa-Luís e António Lobo Antunes.

As 12 obras consideradas como os 12 Melhores Livros de Ficção Narrativa Portuguesa do Último Século foram: A Casa Grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro; A Sibila, de Agustina Bessa-Luís; Finisterra, de Carlos de Oliveira; Húmus, de Raul Brandão; o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa; Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio; O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago; Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes; O Delfim, de José Cardoso Pires; Os Passos em Volta, de Herberto Helder; Para Sempre, de Virgílio Ferreira; e Sinais de Fogo, de Jorge de Sena.

A lista saíu na edição de outono da revista Estante, que tem distribuição gratuita pela FNAC.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.