Quadra Natalícia Já Se Vive Em Lisboa

O Natal já se faz sentir na Baixa de Lisboa, com as ruas iluminadas e música no ar e nas igrejas.

A grande atracção é a árvore de Natal de 30 metros e com 54 mil luzes LED instalada no Terreiro do Paço, seguem-se as iluminações decorativas na Praça do Comércio, Rua Augusta, Praça D. Pedro IV, Rua do Carmo, Rua Garret, Praça Luís de Camões, Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal, entre outras artérias da cidade num total de mais de 2 milhões de luzes.

No campo musical, de 1 a 23 de dezembro, orquestras e coros regressam às igrejas da capital com clássicos de Natal, sendo que este ano o destaque vai para a música barroca, a par de melodias contemporâneas, passando por pelas tradicionais e populares de Portugal e do mundo.

E por falar em mundo, reforçando o espírito aberto a todas as comunidades de diversas origens que fazem parte da cidade, este ano voltaram a ser convidadas as comunidades Ismaili e Hindu, que vão abrir as portas dos templos ao público para visitas guiadas e espetáculos, numa oportunidade especial para conhecer melhor as tradições e os locais de culto destas comunidades.

Um novo convidado – a União Budista Portuguesa – irá também participar na programação com duas sessões de meditação no Cinema São Jorge, nos dias 15 e 16, a partir das 11h00.

Já as igrejas de São Pedro, em Alcântara, Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, e Alto do Lumiar também vão fazer a sua estreia como palco do Natal em Lisboa.

No dia 19, o Teatro São Luiz recebe a Orquestra Clássica Metropolitana num concerto para ouvir a Flauta Mágica, de Mozart, o Concerto para Piano N.º 5 de Beethoven e Quebra-Nozes, de Tchaikovsky.

No dia 20, no Aeroporto Humberto Delgado, o Coro das Nações atua no átrio das chegadas, a partir das 19h00, com interpretação de músicas de autores como Mozart e Sérgio Godinho.

No Museu de Lisboa – Santo António, no segundo fim de semana de dezembro, as famílias estão convidadas a conhecer uma história através da Ópera. A história de Orfeu e Eurídice transporta-nos numa viagem mágica até ao mundo mitológico grego.

Na área da Gastronomia destaque para o mercado Sabores de Natal, que vai decorrer de 5 a 9 de dezembro, na Praça da Figueira.

À venda vão estar produtos da época oriundos de Trás-os-Montes, Alentejo e Beiras, onde haverá várias provas comentadas de comida, vinhos ou espumantes.

Os Workshops também terão um lugar de destaque na programação, com a presença já confirmada da Chefe Tia Cátia (dia 8, às 11h00), com o workshop “Sabores de Natal – Ideias para ofertas de Natal” ou o Chefe Nuno Queiroz Ribeiro,especialista em alimentação saudável, que no domingo, às 17h00, irá preparar alguns pratos vegan.

O artesanato também estará bem representado com a presença de várias marcas e com o artesão de cestos Nelson Silva, a trabalhar ao vivo todos os dias. A animação estará a cargo de uma dupla de Dj’s, que animará o evento diariamente, a partir das 16h00. Os mais pequenos também não foram esquecidos e poderão contar com uma Oficina do Pai Natal, onde estarão a ser construídos brinquedos de madeira para venda.

O mercado vai funcionar das 10h00 às 21h00, na quarta, quinta e domingo e à sexta e sábado até às 22h30. A entrada é gratuita.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.