Programação do Museu do Oriente vai ser influenciada pelo signo do Cavalo no primeiro trimestre de 2014

fachada museu orienteO Ano Novo Chinês, que vai ser celebrado a 30 de janeiro de 2014 e que vai ser regido pelo signo do Cavalo, vai ser o mote da programação do Museu do Oriente para o primeiro trimestre do ano, com a inauguração de exposições, realização de espectáculos, workshops e oficinas.

No início de janeiro será inaugurada a exposição do pintor chinês Hao Mai, que pode ser visitada entre 9 e 26 de janeiro, seguida, em fevereiro da inauguração da exposição do grande pintor contemporâneo chinês Jiang Shanqing, que poderá ser visitada entre 6 de fevereiro e 27 de abril.

Entre 13 de fevereiro e 27 de abril, o Museu do Oriente vai ter exposta a mostra Febre – 15 Artistas Contemporâneos de Macau que expõem 66 trabalhos de uma variedade de estilos, materiais e expressões distintas.

Entre 21 de fevereiro a 18 de maio, será a vez de Arlinda Frota expor as suas pinturas em porcelana com a exposição Itinerários.

Macau vai ser o tema de um documentário que será transmitido nos dias 16, 19 e 26 de janeiro e que mostra como a cidade continua a viver e sentir Portugal com grande intensidade.

A nível de espetáculos, o Museu recebe no dia 3 de fevereiro, a Orquestra de Música Chinesa de Jiangsu, um agrupamento que combina vários estilos de arte performativa.

No primeiro trimestre do próximo ano vão também ser realizados diversos cursos subordinados à cultura oriental, nomeadamente, um workshop de alinhavos para bordar, cursos de chá, especiarias, origami, caligrafia japonesa e cozinha Ayurvédica.

Para os mais pequenos, além da programação especial dedicada ao Ano Novo Chinês e à comemoração da primavera, vão ser realizadas todos os sábados e domingos, oficinas sobre a cultura do Oriente com marionetas, cursos de chinês, aulas de ioga ou de literatura e histórias e lendas de países longínquos.

O Museu do Oriente está aberto de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, sendo que à sexta-feira funciona até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.