Proença-a-Velha promove 12º Festival do Azeite e do Fumeiro em Março

2014_02_22_AZEITE_FUMEIRO_outdoor4x3Feira de produtos regionais, tasquinhas, animação musical, cultural e desportiva, cozinha ao vivo, jogos tradicionais e workshops relacionados com o azeite e os enchidos fazem parte do 12º Festival do Azeite e do Fumeiro, que Proença-a-Velha promove nos dias 1 e 2 de março.

No primeiro dia, o mercado abre às 10h30 e à tarde terá lugar o workshop Sabe identificar os cheiros do azeite virgem?, pelos alunos do mestrado de Inovação e Qualidade na Produção Alimentar, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O sábado vai ser animado com um espectáculo do Ti Maria da Peida (16h30) e um grande noite de fados às 20h00, com Teresa Tapadas, Mara Pedro, Luís Capão e Valéria Carvalho, acompanhados na guitarra portuguesa por António Sereno, na viola clássica por João Carvalho e na viola baixo por João Torrão. Já na parte da manhã e da tarde, os grupos “Xaral’s Dixie” e “Concertinas da Farra” vão fazer arruadas, e Marlon Fortes (Casa dos Dias Felizes) promete muita animação de rua.

O Chefe António Sequeira, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril vai realizar um live cooking dedicado ao azeite na dieta mediterrânica e depois terá lugar uma demonstração da preparação e produção de enchido tradicional.

No domingo (2 de março) pelas 8h00 tem lugar o VI Passeio de BTT Rota do Azeite, que percorre o património da aldeia.

Às 14h30 tem lugar um show cooking com o Chefe António Sequeira, dedicado ao Azeite, enchidos e outros produtos regionais, onde será possível degustar produtos regionais Terras de Idanha e Quinta à Mesa.

De manhã tem lugar uma arruada com o grupo Picadinhos da Concertina e à tarde vão actuar os grupos Modas e Adufes, Cantigas d’Aldeia, Sons do Minho e Picadinhos da Concertina.

O Festival do Azeite e Fumeiro é organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.