Procissão da Rapaziada no Domingo, 9 de Março dá início às celebrações da Páscoa em Óbidos

cartaz Procissão Ordem TerceiraA Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida como Procissão da Rapaziada, vai ter lugar no domingo, 9 de março, em Óbidos, dando início às celebrações do período da Páscoa.

A tradição da Fé remonta ao tempo em que a vila de Óbidos pertencia à Casa das Rainhas, explica o Gabinete de Comunicação do Município de Óbidos.

O cortejo sai da Capela de Nossa Senhora de Monserrate, segue pelas ruas da vila de Óbidos, até à Igreja da Misericórdia, onde são recordados os ideais defendidos por São Francisco de Assis, criador da Ordem Terceira, no século XIII, e retorna depois à Capela de Nossa Senhora de Monserrate. A procissão conta com andores que transportam imagens do Salvador do Mundo, Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, São Luís Rei de França, Santa Isabel, Santa Bebiana, Santo Ivo, Santa Rosa de Viterbo e São Francisco de Assis recebendo as Chagas e é acompanhada por anjos carregando flores ou os atributos dos santos, a exposição do Santo Lenho e música.

Durante o período da Quaresma também é possível percorrer a Via Sacra pelas ruas da Vila Medieval.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.