Príncipe Real recebe a Noite da Literatura Europeia este Sábado

Screen Shot 2014-06-03 at 16.37.10O Príncipe Real vai ser o palco da Noite da Literatura Europeia, no sábado, 7 de junho, a partir das 18h00, que terá lugar em dez locais emblemáticos da zona, com sessões de leitura de prosa e poesia de autories como a portuguesa Dulce Maria Cardoso, e onde será feita uma homenagem a Marguerite Duras por ocasião do seu 100ºaniverário.

De regresso a Lisboa, no âmbito das festas da cidade, o festival terá leituras com entrada livre, cuja duração entre 10 a 15 minutos vai repetir-se de meia em meia hora, com autores como Dulce Maria Cardoso (Portugal), José F.A. Oliver (Alemanha), Anna Kim (Áustria), Marcos Giralt Torrente (Espanha), Miika Nousiainen (Finlândia), Marguerite Duras (França), Paolo Nori (Itália), Deborah Levy (Reino Unido), Jorge Listopad (República Checa) e Ion Mure?an (Roménia).

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso, que estará no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, para acompanhar a leitura da atriz Mónica Calle do livro O Retorno, em que um adolescente fala sobre o fim do império português ultramarino, o poeta José F. A. Oliver em representação da Alemanha estará no centro comercial Embaixada para acompanhar a leitura da sua obra Passos Contados (Fahrtenschreiber) feita pelo ator Ulisses Ceia.

A embaixada da Áustria escolheu Anna Kim para o serão literário, no Palácio Palmela/Procuradoria Geral da República, onde o ator João Pedro Leal irá ler excertos do livro O Tempo Congelado (Die gefrorene Zeit).

De Espanha, o Instituto Cervantes convidou o escritor Marcos Giralt Torrente para estar no Pavilhão Chinês, onde o ator Bernardo Gavina irá ler excertos de Paris e no Espaço Cultural das Mercês,  Miika Nousiainen, escritor eleito pelo Instituto Ibero-Americano da Finlândia, terá lida a sua obra Cortar a Meta (Maaninkavaara), por Samanta Franco e Miguel Curiel .

O Institut Français du Portugal escolheu O Amante, de Marguerite Duras para assinalar o 100° aniversário do nascimento da escritora, cujos excertos serão lidos por Patrícia Adão Marques na pastelaria Poison D’Amour.

Na Biblioteca da Imprensa Nacional Casa da Moeda, o escritor e tradutor Paolo Nori, aconvite do Instituto Italiano de Cultura, irá ler em italiano trechos do seu livro A Banda do Queijo (La Banda Del Formaggio), enquanto a leitura em português será feita por Eduardo Molina.

Deborah Levy, em representação do Reino Unido e a convite do British Council, vai ler no Palácio Menino de Ouro/British Council passagens do seu livro Nadar para Casa (Swimming Home), enquanto a leitura em português será feita por Susana Moreira Marques.

A Embaixada da República Checa traz a poesia de Jorge Listopad, no Palácio dos Condes de Ceia/Reitoria da Universidade Aberta, onde o ator e encenador Júlio Martín da Fonseca irá ler o poema Terra é Carvão e Limões.

Já da Roménia, o Instituto Cultural Romeno convidou Ion Mure?an, um dos nomes mais marcantes da poesia romena contemporânea, para ler em romeno uma seleção dos seus poemas no Orpheu Caffé, sendo a leitura em português feita por Luminita Pereira.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.