Primeira edição do Porto Wine Day na Alfândega do Porto

porto_wine_dayAmanhã, dia 10 de setembro, a partir da 9h00, na Alfândega do Porto, decorre a primeira edição do Porto Wine Day, que reúne cerca de 30 produtores e 78 vinhos na prova Vintages. A iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, decorre no dia em que no dia em que em 1756 foi criada a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro, e que o Instituto espera vir a repetir.

Esta ação vai juntar durante a manhã especialistas nacionais e internacionais num seminário sobre vinhos. “Desafios do mercado vinícola asiático” e “Futuro da harmonização da gastronomia e vinhos” são os temas do seminário, que decorre entre as 9h00 e as 13h00.

De tarde será realizada uma prova de 78 vintages da primeira década do século XXI, com 30 produtores de vinho do Porto. A prova contará com a apresentação do enólogo Bento Amaral e com os keynote speakers, Debra Meiburg, Master of Wine e considerada em 2012 a 7ª mulher mais influente do mundo do vinho, e ainda Ferrán Centelles, que foi Sommelier do restaurante espanhol elBulli e é especialista regional de vinhos espanhóis para a Jancisrobinson.com.

De acordo com o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, explicou em comunicado “O Port Wine Day é uma homenagem ao vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que ao longo da história consolidam o vinho do Porto como embaixador da região, da cidade e do país. Esta é uma grande festa que celebra a denominação de origem Porto e que gostaríamos de realizar anualmente”, revelando assim o desejo do IVDP ver instituído o Dia do Vinho do Porto.

Texto de Teresa Leal
Foto de António Silva

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.