Primeira Edição Do Open Conventos Em Lisboa Até Amanhã

Hoje e amanhã, decorre em Lisboa a primeira edição da iniciativa Open Conventos, com visitas livres ou guiadas por especialistas a 26 conventos da capital e a realização de cinco itinerários.

O que têm em comum a Assembleia da República, o Museu Nacional de Arte Antiga, a Cúria Patriarcal ou os Armazéns do Chiado? Todos já foram conventos ou mosteiros. Lisboa é pontuada por edifícios que outrora foram casas de comunidades religiosas, cada uma com os seus fins – a oração, o acolhimento, a educação –, e que hoje cumprem propósitos bem diferentes.

Os conventos vão estar abertos hoje e amanhã (24 e 25 de maio), entre as 10h00 e as 18h00, sem interrupção, podendo ser visitados gratuitamente. Os visitantes podem ainda beneficiar de visitas guiadas sem custos adicionais. Estão incluídos espaços que por norma não recebem visitantes e estão fechados.

Hoje há roteiros pelos conventos da Madragoa e pelos conventos da Pampulha. Já amanhã, os participantes passam pelos conventos do Bairro Alto, do Chiado ou pelos espaços de Sant’Anna.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com o Patriarcado de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a iniciativa conta com 100 voluntários, responsáveis por receber e acompanhar os visitantes, tendo como objetivo a promoção do património e da história dos Conventos de Lisboa que atualmente cumprem propósitos diferentes.

A participação nos itinerários e visitas guiadas é gratuita, mediante marcação prévia (min. 10, max. 30 participantes). Para as visitas livres não é necessária marcação.

O programa completo pode ser visto aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.