Prémio Salerno Atribuído A David Machado

David Machado é o vencedor do Prémio Salerno Libro d’Europa deste ano, que distingue anualmente autores com idade inferior a 40 anos, com o romance Índice Médio de Felicidade, publicado pela Dom Quixote, em setembro de 2013.

Esta obra, que está a ser adaptada para cinema pelo realizador Joaquim Leitão, também já havia sido vencedora, em 2015, do Prémio da União Europeia de Literatura.

Índice Médio de Felicidade conta-nos a história de Daniel: o desemprego, a abandono da esposa que leva consigo os filhos, a ausência dos amigos Xavier e Almodôvar. Um livro atual, dramático e realista, com momentos hilariantes e uma boa dose de otimismo. Ainda que o mundo de Daniel tenha colapsado, ele não desiste e luta pela felicidade.

David Machado é autor do livro de contos Histórias Possíveis e dos romances O Fabuloso Teatro do Gigante e Deixem Falar as Pedras. Os seus contos para crianças merecem, por parte da critica, rasgados elogios e foi já distinguido com o Prémio Autor SPA/RTA 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil.

Os seus livros estão publicados em Itália, França, Brasil e Marrocos.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.