Prémio Portugal Telecom de Literatura tem 12 finalistas

Screen Shot 2014-09-30 at 00.48.43Já foram anunciados os 12 doze finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2014, escolhidos entre 64 livros pré-finalistas.

Na categoria de Poesia os nomeados são Ana Luísa Amaral e Gastão Cruz de Portugal, e do Brasil  os nomeados são Guilherme Gontijo Flores e Zuca Sardan. Na categoria Romance, os nomeados são o português Gonçalo M. Tavares; os brasileiros Carlos de Brito e Mello, Sérgio Rodrigues e Verônica Stigger.

Na categoria Contos e Crónicas, três livros que espelham o melhor da crónica em língua portuguesa: a portuguesa Alexandra Lucas Coelho, e os brasileiros Antônio Prata e Luís Henrique Pellanda são os nomeados. O único livro de contos da categoria, de Everardo Norões, é considerado “um exemplo de concisão e de apuro linguístico”.

O júri que elegeu as doze obras foi formado pelos quatro atuais curadores – Selma Caetano (curadora-coordenadora); Cintia Moscovitch (curadora de contos/crónicas); Lourival Holanda (curador de romance); Sérgio Medeiros (curador de poesia) – e pelos seis jurados, eleitos pelo corpo inicial de jurados (João Cezar de Castro Rocha; José Castello; Leyla Perrone-Moisés; Luiz Costa Lima: Manuel da Costa Pinto; e Regina Zilberman).

Texto de Mariana Ferreira Machado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.